Crónica das Autárquicas / 05 - A gritante falta de ideia(i)s
Cada vez mais as disputas eleitoriais se assemelham mais à venda de um produto, do que à verdadeira tentativa de transmitir às populações ideias e projectos para os próximos 4 anos. O natural numa democracia, é confiar que os nossos políticos ainda existem para algo. Para ajudar e tentar melhorar o dia-a-dia de quem trabalha, e por falta de tempo confia a outros o destino das suas freguesias e municipios.
Mas actualmente, vivemos numa época caracterizada pela pouca vontade de efectivamente se fazer obra, e mais voltada pela vontade de ganhar pela sede de poder. Ganhar apenas por ganhar é o lema.
Na minha opinião esta sede de poder autárquico tem 2 grandes razões:
- A excessiva partidarização das eleições autárquicas, facto esse que na minha opinião, não tem qualquer razão de ser, e é mesmo prejudicial para a democracia. O ideal seria os partidos políticos estarem completamente alheados da luta autárquica, deixando que as candidaturas partissem das pessoas e de movimentos independentes. Os partidos por definição, querem ganhar a qualquer custo, nem que seja recorrendo às piores manobras ou artimanhas, e depois a governação logo se vê.
- A imunidade judicial que gozam os autarcas eleitos, já que todos sabemos, que enquanto um autarca está no poder, é muito difícil conseguir ter acesso a factos e documentos suspeitos. Por isso, a vitória numa autarquia traz consigo 4 anos de sossego e imunidade a quem nos anos anteriores "cortou e riscou" a seu belo prazer.
O ideal seria a despartidarização crescente das eleições e da vida autárquica nacional, de modo a que se consiga ainda recuperar alguma da dignidade perdida nos últimos anos e conseguir que as pessoas efectivamente interessadas em melhorar a vida das autarquias se sinta tentada a concorrer, sem necessitar do apoio do partidozinho.
É verdade, hoje comemora-se a república. Nada de especial se espera. Mais um ano que passa. Lá vem o Sampaio com o seu discursinho da ocasião e lá se continua a "assobiar para o ar", neste dia de festa...Por hoje já chega!
Depois falo de futebol, já que vejo os meus amigos azuis muito nervosos com um jogo, que apenas se vai realizar daqui a 10 dias. Mas, terão a resposta devida, nem que seja dentro do campo.
Hasta....
Ás de Copas
Sem comentários:
Enviar um comentário