Novo Secretário Geral na ONU!? E que tal uma reforma!?
Sem querer fazer esquecer o papel positivo da ONU, nomeadamente das suas agências (OMS, FAO...) em muitas e variadas intervenções, quer na mediação de conflitos entre nações, quer na ajuda a países desfavorecidos e até mesmo na garantia dos direitos dos homens, escrevo esta postada para lembrar o verdadeiro atentado à democracia e igualdade que representa o principal órgão da ONU, o Conselho de Segurança.
Tratando-se a ONU de uma organização formada por todos (ou quase todos) os países do mundo, porquê existir um Conselho de Segurança formado somente por 15 membros/países, sendo que 5 desses membros são permanentes (França, Reino Unido, Rússia, China e EUA.)? Acresce ainda que estes 5 países têm um voto de qualidade que lhes permite vetar qualquer decisão, tomada pelos restantes 14 membros!
No contexto pós-guerra que assistiu à criação da ONU, poderia haver justificação para a definição desta estrutura, no entanto, 60 anos volvidos é notório que o Conselho de Segurança precisa de ser reformulado!
Tem-se criado muitas expectativas acerca do próximo Secretário Geral da ONU, que não será mais que um testa de ferro das principais potências e principalmente dos EUA, o que à prior inviabiliza qualquer proposta de redefinição do Conselho de Segurança. Os nomes de que se falam para a nomeação de Secretário Geral, são oriundos de países sem qualquer expressão ou peso político, como o caso do Afeganistão, e são eles próprios indivíduos sem qualquer envergadura para desempenhar estas funções! Portanto, estão a ser criadas as condições para manter tudo na mesma!
Até lá, uma organização que nasceu para defender os maiores valores da liberdade e democracia está lesada de confiança e descrédito! Só não vê quem não quer!
Ás de Ouros
Sem comentários:
Enviar um comentário