SOL
Este fim-de-semana grande parte dos fieis leitores do Expresso tiveram a desgastante tarefa de procurar nas bancas e quiosques das suas cidades o semanário que inexplicavelmente esgotou ainda durante os primeiros raios de sol da manhã.
Tratando-se de um jornal referência em Portugal, famoso pelas suas manchetes (não tanto como o extinto Independente) mas acima de tudo porque se trata de um jornal que vai ao fundo da notícia oferecendo ao leitor mais informação para além das que se vê e ouve nos telejornais, não terá sido porventura a 1.ª vez que este jornal esgotou. O estranho da situação é precisamente ter esgotado no fim de semana em que aumentou a sua tiragem e passou, na minha opinião, a ficar mais pobre na notícia. Só se explica mesmo porque decidiram presentear os seus compradores, e não leitores, com um grande filme - “Lost in Translation”.
Por decisão da direcção deste jornal, a alteração do layout do Expresso para formatos mais reduzidos, implicou também a decisão de dar mais espaço a fotos e menos à notícia! Ou seja, jornal mais pequeno, mais fotos, menos notícia é uma equação cujo resultado é: pior jornal! É verdade, e plenamente assumido pela direcção do Expresso.Mas então qual foi o motivo que levou o Expresso a alterar a sua formula ganhadora!? Se é verdade que o formato do jornal era inadequado e não foi por isso que os leitores o deixaram de o comprar (alguns bravos resistentes até o levavam para a praia), porquê alterar? Sendo este um jornal referência porquê a decisão de retirar à notícia e aumentar as imagens, aproximando-se dos modelos tabloids? Acho que a resposta se chama SOL.
Ás de Ouros
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