segunda-feira, setembro 22, 2008

Já ninguém leva a sério o Ministro da Economia!

Um dia depois do Ministro dizer, em directo, que o preço dos combustíveis tinha que baixar sob a ameaça da intervenção do Governo, a BP aumenta os preços da Gasolina!
O Presidente da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (APETRO), reage de seguida a dizer que não vai propor a descida dos preços aos seus associados e que não teme por eventuais medidas que o ministro venha a tomar!
Definitivamente, Manuel Pinho não acerta uma! Só não percebo o que é que o mantém como ministro depois de tantas “gafes” políticas.

Citando Manuel Pina:
“AdC, não consegue ver qualquer cartelização nos aumentos simultâneos e em ordem unida adoptados por todas as companhias. Ou do vice-presidente da Galp (empresa onde o Estado tem uma golden-share), que, há uns meses, justificava os aumentos dos combustíveis com o aumento do crude e, agora que o crude está em queda livre, explica que não descem (desde Julho, o preço do crude caiu 38%, mas o da gasolina só desceu 4%; em Portugal, pois nos mercados internacionais desceu 23%...) porque tem uma "fórmula" para calcular os preços onde não entra só o preço do crude. Poderia querer referir-se a factores como a refinação e os impostos. Mas esses mantêm-se inalterados e, ainda por cima, a Galp tem o monopólio da refinação. Na "fórmula" deve entrar, pois, outro factor. Eu aposto na ganância.”

Ás de Ouros

terça-feira, setembro 16, 2008


Pinto da Costa
Hoje vários jornais fazem manchete a propósito do acordão do tribunal da relação do Porto, condenando o Estado português ao pagamento de uma indemnização no valor de 20 mil euros por detenção ilegal de Pinto da Costa.
Também hoje, através da comunicação social, ficamos a saber que o Tribunal Arbitral do Desporto ilibou o FCP e o seu presidente de qualquer participação em actos ilícitos. Instou ainda o Benfica e o Vitória de Guimarães ao pagamento de 10 mil euros cada para custear todas as despesas que o FCP teve com o processo.
Bisca de Copas