sexta-feira, junho 20, 2008

Uma morte anunciada!

O jogo de ontem que colocou Portugal frente à Alemanha, começou a perder-se já em 2004 quando Ricardo tirou as luvas e defendeu o penalty que nos levou às meias finais do Euro2004.
Elevado ao estatuto de imprescindível por Scolari, Ricardo só à força do resultado de ontem provou a todos que não passa de um guarda-redes medíocre, provavelmente o pior entre todos os guarda-redes das selecções presentes neste europeu, e que nunca mereceu a titularidade da baliza da nossa selecção.
Há momentos que são abençoados, e a lesão de Quim, para Scolari foi um deles. Esta lesão quase que desculpa o seleccionador de não optar pelo melhor. Sim, porque se Quim ainda estivesse na selecção, não tenho dúvidas que o titular voltaria a ser o “Labreca”, mas aí, Scolari não teria perdão!
Ao contrário do que Cruijff, Lippi, Mourinho e outros grandes treinadores sempre apregoaram, o futebol contra Portugal, afinal é um jogo científico! Para marcar golo, basta conseguir colocar a bola no limite da pequena área e rematar em direcção da baliza! O resto, Ricardo encarrega-se de (não) fazer! É GOLO!

No rescaldo deste Euro2008, destaco - pela positiva e negativa - os seguintes jogadores:
Deco – Sem dúvida o melhor jogador da selecção, fez lembrar o Deco dos tempos do FCP. Até parece fácil jogar à bola tamanha é a simplicidade que coloca para chegar à baliza contrária. NOTA 9 (de 0 a 10)
Pepe – Não podia ter começado o Euro de melhor maneira, com um golo que ofereceu a ilusão a todos os portuguesa que Portugal podia chegar longe. Um mostro a defender, com um único percalço que foi a forma como foi batido no 1.º golo da Alemanha. NOTA 7,5
Ricardo Carvalho – Este senhor não sabe jogar mal! Juntamente com Pepe, e apesar do afastamento prematuro, é sem dúvida um dos melhores DC da Europa. NOTA 7,5
Nuno Gomes – Nunca pensei escrever isto mas, qual fénix, Nuno Gomes renasceu mesmo das cinzas! Merecia continuar em jogo contra a Alemanha numa altura que estávamos a perder por 3-1... mas Scolari não sabe mais!. NOTA 7
Simão – Em boa hora Scolari colocou Simão a jogar. Apagado no primeiro jogo, foi subindo de rendimento e contra a Alemanha foi dos poucos jogadores esclarecidos da nossa selecção. NOTA 7
Cristiano Ronaldo – Soube hoje pelos jornais que Ronaldo afinal não estava em plenas condições físicas, mas a ser verdade, não percebo porque Scolari o manteve até ao fim de todos os jogos em que participou. A vontade de ser o melhor do mundo toldou-lhe o juízo e não permitiu jogar com o colectivo. Deve ter aprendido que 1 jogador não faz uma equipa. NOTA 6
Petit – Não o considero culpado, porque culpado é quem o pôs a jogar, mas Petit nunca conseguiu mostrar a força de outros tempos. Não merecia a titularidade se bem que as alternativas não eram muitas. NOTA 5
Paulo Ferreira – Batido no primeiro golo contra a Alemanha. Pode dizer-se que no terceiro golo foi empurrado por Ballack mas a verdade é que não é a primeira vez que vejo PF a ser batido neste tipo de lances à espera que o arbitro marque falta! Já devia ter aprendido! Fez um europeu medíocre. NOTA 4
Ricardo – Acho que não há muito mais a dizer sobre Ricardo. Está na hora de dizer adeus à selecção. NOTA 3

SCOLARI – Endeusado por muitos (quem não se lembra do “São Scolari”) e odiado por outros tantos, devo dizer que Scolari nunca me caiu no goto.
Para mim, tem como único grande mérito isolar a Selecção de pressões exteriores (pelo menos daquilo que é público) e garantir a união de um grupo.
Em 2004 apanhou uma equipa composta por grandes jogadores, com muitas alternativas, e com um meio campo oleado pelas mãos de José Mourinho que jogava de olhos fechados!
O salho de Scolari é evidente! Beneficiou de uma matriz de jogo trazida por uma equipa campeã europeia, mas ainda assim custou-lhe perceber isso! Lembro que no jogo de abertura do Euro 2004, deixou no banco jogadores como Deco e Ricardo Carvalho!
Perdeu na final com a Grécia, num golo que mais uma vez Ricardo não está isento de culpa!
No Mundial de 2006, esqueceu-se de convocar aquele que tinha sido considerado o melhor jogador do campeonato português (Quaresma) e que estava em grande forma! Portugal caiu aos pés da Alemanha (anfitriã), mas neste caso sou obrigado a reconhecer que Scolari fez um bom trabalho.
Finalmente, na campanha para o Euro 2008, quase que conseguia o impossível que era não apurar PT para a fase final (lembro que a Polónia ficou em 1.º do grupo, a mesma Polónia que nem 1 ponto fez neste euro).
Quanto ao Euro em si, considero que o mínimo era atingir as meias-finais, logo ficou aquém dos objectivos.

Pelo meio, registo a péssima imagem que fez passar a nossa Seleccão ao “defender o menino”. Não percebo como se manteve no cargo de seleccionador! No mínimo era despedido por justa causa, para não falar num pedido de indemnização por manchar o bom nome da selecção.
Registo para o afastamento de Vitor Baia sem nunca explicar porquê!
Registo para os jogos do campeonato nacional que Scolari fez questão de não ver!
Registo para as tropelias feitas na negociação com o Benfica, com a Selecção Inglesa, e agora com o Chelsea.... aquela pessoa que dizia não permitir que durante os estágios da selecção os jogadores negociassem transferencias e etc... Enfim, o exemplo da integridade!

Adeus Scolari.... Vê lá se te aguentas pelo menos 1 época no Chelsea!

Ás de Ouros

quarta-feira, junho 11, 2008

O melhor do mundo!

Cristiano Ronaldo, por mérito próprio, tem sido apontado como o melhor jogador do mundo da actualidade. Não poderia estar mais de acordo! Pode não ter a mesma magia que Messi – para mim o único jogador que actualmente poderia pôr em causa o estatuto de Ronaldo – mas Ronaldo é sem dúvida o mais regular, o mais explosivo, o mais desequilibrador. É o jogador que ganha jogos!
Qualquer clube no mundo gostaria de contar com Ronaldo e não é de admirar que o Real faça literalmente de tudo para o trazer para Madrid. À forte pressão que o Real faz junto de Ronaldo juntam-se pessoas que me parece não o estarem a aconselhar convenientemente (acho até que a Nereida está a ser paga pelo Real para influenciar o miúdo).
Do meu ponto de vista, Ronaldo teria muito mais a ganhar (à excepção de dinheiro.... talvez) se continuasse no MUnited. É um clube feito à sua medida e que o próprio sistema de jogo alterou-se – Cristiano passou a jogar numa posição mais central - para dar espaço para o miúdo brilhar.
Nesta novela das transferências, o comportamento do Ronaldo é que tem deixado muito a desejar, pouco digno do melhor jogador do mundo. Primeiro porque deve muito ao Manchester e isso paga-se com gratidão, segundo porque perante tanto assédio, bastava que Ronaldo dissesse preto no branco qual era o seu interesse: MUnited ou Real Madrid. Ao invés, opta por dizer num dia que quer ir para Madrid e noutro dia por dizer “dentro de 2 dias o meu futuro fica definido”, num caso que parece não ter fim.
Ás de Ouros

quarta-feira, junho 04, 2008

O fim de um ciclo

Pinto da Costa é o mais bem-sucedido dirigente desportivo em Portugal. Certamente um dos maiores do mundo. O clube e a cidade têm muito a agradecer a este grande dirigente que sempre tudo fez para elevar bem alto e levar bem longe o nome do Porto no mundo.
Por todo esse esforço e sucesso, o meu obrigado.

Quem, como Pinto da Costa, guiou um clube aos mais altos palcos e às mais nobres e difíceis vitórias, merece ter uma saída gloriosa.

Com a decisão de hoje fica manchada a sua obra e o nome do clube. Sinto que, mais do que nunca, o clube e os adeptos não mereciam esta vergonha.

A saída deste grande dirigente já devia ter acontecido aquando das primeiras fumaças de apito. Sinto que pecará por tardia e temo que nada tenha de glória ou grandiosa.

Por isso espero que o termo destas novelas tenha chegado. Com a promessa que sempre me lembrarei de tudo de bom que fez por nós…

Um abraço,

VLT