sexta-feira, setembro 29, 2006

Depois da caça à bruxas de Vítor Baia por parte de Scolari, este último prepara-se agora para fazer o mesmo a Quaresma. Querem apostar?


(...) O seleccionador nacional, Luiz Felipe Scolari, considerou hoje que os jogadores “que pensam que são craques” são os mais difíceis de treinar e os que podem criar mais problemas numa equipa. “Há jogadores que pensam que são craques e outros que verdadeiramente são craques. Os que pensam que são craques dão muito trabalho a um treinador e têm muitas vezes de sair da equipa”, disse Scolari, acrescentando “Não tenho que dar justificações das minhas escolhas. Se der certo, tudo bem, mas, se decidir mal, então tenho que ir embora. É um risco de todos os treinadores”, adiantou à Lusa. (...)

Ás de Ouros
Novo Secretário Geral na ONU!? E que tal uma reforma!?

Sem querer fazer esquecer o papel positivo da ONU, nomeadamente das suas agências (OMS, FAO...) em muitas e variadas intervenções, quer na mediação de conflitos entre nações, quer na ajuda a países desfavorecidos e até mesmo na garantia dos direitos dos homens, escrevo esta postada para lembrar o verdadeiro atentado à democracia e igualdade que representa o principal órgão da ONU, o Conselho de Segurança.
Tratando-se a ONU de uma organização formada por todos (ou quase todos) os países do mundo, porquê existir um Conselho de Segurança formado somente por 15 membros/países, sendo que 5 desses membros são permanentes (França, Reino Unido, Rússia, China e EUA.)? Acresce ainda que estes 5 países têm um voto de qualidade que lhes permite vetar qualquer decisão, tomada pelos restantes 14 membros!
No contexto pós-guerra que assistiu à criação da ONU, poderia haver justificação para a definição desta estrutura, no entanto, 60 anos volvidos é notório que o Conselho de Segurança precisa de ser reformulado!
Tem-se criado muitas expectativas acerca do próximo Secretário Geral da ONU, que não será mais que um testa de ferro das principais potências e principalmente dos EUA, o que à prior inviabiliza qualquer proposta de redefinição do Conselho de Segurança. Os nomes de que se falam para a nomeação de Secretário Geral, são oriundos de países sem qualquer expressão ou peso político, como o caso do Afeganistão, e são eles próprios indivíduos sem qualquer envergadura para desempenhar estas funções! Portanto, estão a ser criadas as condições para manter tudo na mesma!
Até lá, uma organização que nasceu para defender os maiores valores da liberdade e democracia está lesada de confiança e descrédito! Só não vê quem não quer!

Ás de Ouros
Apesar dos maus resultados... A Grandeza de sempre!

Noticia do jornal "a bola":

"Excelência

Marca de excelência. O Benfica está desde ontem integrado num restrito lote de marcas nacionais a que foi prestado um tributo de excelência. É o primeiro clube português a obter este reconhecimento – a nível europeu, Real Madrid, Juventus e Inter de Milão já obtiveram igual distinção.

A Superbrands Portugal, uma entidade independente que tem como objectivo promover o reconhecimento das marcas excepcionais em vertentes como domínio de mercado, aceitação, longevidade, fidelização e goodwill (empatia), elegeu este ano, pela primeira vez, um clube de futebol como preenchendo todos os requisitos. Estiveram quatro clubes em análise, mas apenas o Benfica mereceu a distinção de marca de excelência, juntando assim o seu nome a um grupo de mais 33 marcas de top a nível nacional, todas reconhecidas pela opinião pública como sendo nomes de grande credibilidade, como por exemplo a Galp, Bom Petisco, a Brisa, Millenium BCP, Optimus, Vodafone, PT, entre outras."


158 747

Este é o numero de sócios do Glorioso. O clube com mais sócios no mundo!
Prometo actualizações constantes a este número que orgulha os benfiquistas e, porque não, o País.

Duque de Espadas

quinta-feira, setembro 28, 2006

Porto do meu desencanto!

Na Terça-Feira senti-me desiludido perante uma exibição tão desgarrada do meu FCP. É certo que defrontamos uma equipa poderosa, mas tinhamos obrigação de produzir um futebol de melhor qualidade.
Foi uma exibição cinzenta demais para quem aspira aos oitavos de final. Que saudades senti dos tempos do Mourinho em que entravamos em campo sem medo, de peito aberto e com uma enorme vontade de vencer.
O prof. Jesualdo tem que estudar muito melhor a lição perante adversários de grande qualidade. Penso que o onze escolhido pelo nosso treinador deixou muito a desejar, não se percebendo a inclusão de alguns jogadores e o porquê da alteração do sistema táctico. O que acrescentou o Ricardo Costa à equipa? Nada, foi uma nulidade a atacar e a defender tendo visto ainda um cartão amarelo. O Arsenal atacou quase sempre pelo flanco esquerdo e o lance que originou o primeiro golo nasce de um cruzamento pela esquerda.
É bom não esquecer que o Lucho foi uma sombra de si mesmo, nunca aparecendo no jogo. A saída prematura do Anderson foi outro grande equívoco do nosso treinador. O Anderson não estava a fazer um jogo deslumbrante, porém, era o único jogador do Porto com capacidade de fazer chegar a bola à linha mais avançada. Após a sua saída, o Porto nunca mais voltou a criar perigo junto da baliza do Arsenal.

Espero que o prof. Jesualdo tenha aprendido com os erros e que puxe dos galões no próximo jogo contra o Hamburgo.

Bisca de Copas

segunda-feira, setembro 25, 2006

«Por amor de Deus, não o enfureçam!»


Graeme Murty foi o mais recente defesa a ter como missão vigiar Cristiano Ronaldo, sem sucesso.
«É fantástico defrontar um jogador com a qualidade de Ronaldo. Nunca se sabe o que ele vai fazer com a bola, pode fazê-la passar por cima da nossa cabeça e ainda tem tempo para rir-se. Resta-nos tentar fazer o nosso melhor e esperar pela ajuda dos companheiros», assumiu Murty, que aproveita para lançar um apelo aos adeptos britânicos: «Têm procurado irritá-lo mas aconselho-os a deixarem-no em paz, pelo amor de Deus. Só estão a fazer com que ele fique furioso e isso é algo que não queremos que aconteça».


Abraço, 4 de espadas.
«Por amor de Deus, não o enfureçam!»


Graeme Murty foi o mais recente defesa a ter como missão vigiar Cristiano Ronaldo, sem sucesso.
«É fantástico defrontar um jogador com a qualidade de Ronaldo. Nunca se sabe o que ele vai fazer com a bola, pode fazê-la passar por cima da nossa cabeça e ainda tem tempo para rir-se. Resta-nos tentar fazer o nosso melhor e esperar pela ajuda dos companheiros», assumiu Murty, que aproveita para lançar um apelo aos adeptos britânicos: «Têm procurado irritá-lo mas aconselho-os a deixarem-no em paz, pelo amor de Deus. Só estão a fazer com que ele fique furioso e isso é algo que não queremos que aconteça».


Abraço, 4 de espadas.

domingo, setembro 24, 2006

Resignação?

Deixem-me só, antes de explicar o motivo da postada, dizer que concordo, na generalidade, com o que foi escrito pelo duque. Acho que realmente o futebol está ferido e que cabe a todos os apreciadores lutar para tentar mudar as coisas. E nisso, nesta visão de que somos todos nós que devemos lutar para defender os nossos interesses, infelizmente não me refiro só ao futebol.

Mas esta postada deve-se a um sentimento, que me parece transparecido na sua ultima intervenção, de resignação por parte do Duque pelo facto do Porto ser invariavelmente campeão. Mas então onde está o espírito guerreiro que conhecemos aos benfiquistas. Será que estão, na terceira jornada do campeonato, a atirar a toalha para o chão? Então e o Rui Costa ou o Simãozinho? É que para ficar em segundo ou terceiro não é preciso gastar milhões…

E sim o próprio FCPorto também lutou vários anos contra um sistema instalado, que ao invés de ser organizado por um clube – que tem todo o direito de tentar defender os seus próprios interesses por todos os meios lícitos – era organizado pelo governo – e esse não, não tem o direito de defender interesses privados.

Não quero com isto dizer que sim ou não o presidente do meu clube fez alguma coisa, e muito menos que estou de acordo com aquilo de que ele é acusado. Estou sim, estupefacto por este atirar da toalha por parte dos adversários que parecem já tristes e ainda a procissão não saiu da igreja…

Calma, é que ainda há muito campeonato…

Um abraço

Valete de Copas

quinta-feira, setembro 21, 2006

Futebol - Ferido de Morte

Sou daqueles que acham que o apito dourado nada fica a dever ao “calciocaos”. Aliás se peca é por excesso e não por defeito, pois o que verdadeiramente os distingue é a frustrante incapacidade das nossas autoridades judiciárias de lidar com o caso. Relembre-se que enquanto os italianos decidiram em três meses, os portugueses nada conseguiram em mais de um ano. E a liga ainda nem processo abriu!!!
Causa-me calafrios a forma infundamentada como o procurador do MP decide as acusações e os arquivamentos e mais ainda a passividade da imprensa perante isto. De facto, um jurista criminal tem o dislate de afirmar que nas acusações de Pinto da Costa os indícios são fortes e verosímeis mas entende arquivar porque não conseguiu provar o nexo de causalidade entre o acto corruptor e os jogos em questão. Dito de outra forma, ele prova que houve corrupção, mas não que tenha havido benefício.
Ora, o crime de corrupção não é um crime de resultado, é um crime de mera actividade, como se depreende da leitura do artigo 372 nº2 do Código Penal, que nos diz “se o facto não for executado, o agente é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa”. Se se concretizar, refere o nº1 “é punido com pena de prisão de 1 a 8 anos”. Ou seja, trata-se de um crime de mera actividade agravado pelo resultado. Aliás, não podia ser doutra maneira, pois a corrupção activa existe pelo simples facto de haver um agente corruptor, isto é, mesmo que não haja corrupção passiva, ou por outras palavras, um corrompido. Relembro só a titulo exemplificativo o caso da “Bragaparque” e dos telefonemas gravados por António Sá Fernandes, em que temos um corruptor, mas não um corrompido e não me parece que o MP deixe de acusar nesta situação.
As escutas a Luís Filipe Vieira são incómodas, mas não podem ser consideradas como corrupção. De facto, em momento algum se depreende que LFV pretenda obter alguma vantagem injustificada do árbitro. Apenas como se diz, não quer árbitros do F.C.Porto. Esta concertação entre os clubes, é uma situação comum no futebol português, aliás não contestada pelos restantes clubes presentes nessa meia-final da taça, nomeadamente o Belenenses (clube que defrontou o Benfica).
Claro que era melhor que isto não sucedesse, e que todos aceitássemos os árbitros que nos calhassem, por todos serem isentos (o que sabemos não ser verdade). O que não podemos é por estas escutas no mesmo plano das escutas da “fruta”, do “café com leite”, ou do “gerente de caixa”, pois isso seria atirar areia para os olhos.
Como conclusão, julgo que o futebol português precisa de uma regeneração que passa por uma limpeza ao nível dos dirigentes da Liga, da Federação e dos decanos dos clubes, pois mesmo para os portistas, julgo que de pouco lhes adiantará ser invariavelmente campeões, se ninguém acredita na verdade desportiva. Para coisas combinadas, vemos luta livre.

Duque de Espadas

terça-feira, setembro 12, 2006

A Beijoca de Veiga

No mundo do pontapé na bola não existem puritanos nem virgens em determinados assuntos. Ultimanente estávamos a assistir a um discurso moralista por parte do sr. Luis Filipe Vieira, dizendo que era a única pessoa em Portugal que falava sem receio do apito dourado. Depois ficamos a saber que o inocente LFV também escolhia árbitros para dirigir os jogos do Benfica! Se o sr. LFV estivesse calado e preocupado com os assuntos do Benfica, talvez ficasse melhor na fotografia.

Hoje ficamos a saber que o Director-geral do Benfica, que em 2004 era administrador da SAD do Estoril, pediu ao major Valentim Loureiro para interditar o estádio do Marco. Esta interdição serviria para o Estoril não se deslocar a um terreno tradicionalmente difícil e assim disputar o encontro em campo neutro. Este pedido foi bem sucedido e o encontro entre o Estoril e o Marco realizou-se no Estádio do Bessa! Quando o sr. José Veiga soube da interdição do estádio do Marco, dirigiu esta pérola a Valentim Loureiro: "Vou-lhe dar uma beijoca". Bem, é digno de um filme do género do Padrinho!

Em relação ao que verdadeiramente interessa no mundo do futebol, temos hoje o encontro entre o Sporting e o Inter de Milão. Vai ser um encontro muito difícil para o sporting, porque o Inter tem umas das melhores frentes de ataque do futebol mundial. O Sporting terá hipóteses de conseguir um bom resultado, se souber explorar a fraca consistência defensiva do Inter. A equipa milanesa sofreu 5 golos nos dois últimos encontros.
O FCP entra em campo amanhã contra o CSKA de Moscovo. Será um encontro complicado para o Porto devido à valia do adversário. Porém, penso que os campeões nacionais irão conquistar os três pontos. Tenho de lamentar as baixas de Ibson e de Raúl Meireles pois tratam-se de dois talentosos executantes.
O Benfica terá um teste importante em Copenhaga, perante um opositor que merece respeito pois eliminou o AJAX na pré-eliminatória. O principal desafio de Fernando Santos é recuperar os níveis de confiança e psicológicos da equipa, depois da exibição desastrosa no Bessa.

Desejo boa sorte a todas as equipas portuguesas para os encontros da Liga dos Campeões.

Bisca de Copas
SOL

Este fim-de-semana grande parte dos fieis leitores do Expresso tiveram a desgastante tarefa de procurar nas bancas e quiosques das suas cidades o semanário que inexplicavelmente esgotou ainda durante os primeiros raios de sol da manhã.
Tratando-se de um jornal referência em Portugal, famoso pelas suas manchetes (não tanto como o extinto Independente) mas acima de tudo porque se trata de um jornal que vai ao fundo da notícia oferecendo ao leitor mais informação para além das que se vê e ouve nos telejornais, não terá sido porventura a 1.ª vez que este jornal esgotou. O estranho da situação é precisamente ter esgotado no fim de semana em que aumentou a sua tiragem e passou, na minha opinião, a ficar mais pobre na notícia. Só se explica mesmo porque decidiram presentear os seus compradores, e não leitores, com um grande filme - “Lost in Translation”.
Por decisão da direcção deste jornal, a alteração do layout do Expresso para formatos mais reduzidos, implicou também a decisão de dar mais espaço a fotos e menos à notícia! Ou seja, jornal mais pequeno, mais fotos, menos notícia é uma equação cujo resultado é: pior jornal! É verdade, e plenamente assumido pela direcção do Expresso.Mas então qual foi o motivo que levou o Expresso a alterar a sua formula ganhadora!? Se é verdade que o formato do jornal era inadequado e não foi por isso que os leitores o deixaram de o comprar (alguns bravos resistentes até o levavam para a praia), porquê alterar? Sendo este um jornal referência porquê a decisão de retirar à notícia e aumentar as imagens, aproximando-se dos modelos tabloids? Acho que a resposta se chama SOL.

Ás de Ouros

quarta-feira, setembro 06, 2006

Apito Dourado”: Valentim e João Loureiro acusados no “DN” de escolher árbitros para o Boavista

O presidente da Liga, Valentim Loureiro, e o seu filho, presidente do Boavista, João Loureiro, escolheram por diversas vezes os árbitros para os jogos do clube do Bessa na época 2003/04, revela hoje o “Diário de Notícias” (DN), citado pela agência “Lusa”. O “DN”, que refere novas escutas telefónicas recolhidas no âmbito do processo "Apito Dourado", adianta que as escutas demonstram que, quer o presidente da Liga de Clubes quer o líder do Boavista faziam chegar aos árbitros escolhidos a mensagem de uma promoção na carreira a troco de uma "boa" arbitragem. Um dos jogos que consta das certidões extraídas pelo Ministério Público (MP) de Gondomar é o Boavista-Alverca, que acabou com a vitória dos axadrezados (2-1), que marcaram os golos nos sete minutos de compensação dados pelo árbitro Paulo Pereira, lê-se naquele jornal. Segundo o diário, "Valentim Loureiro foi quem informou o árbitro da classificação do observador do jogo: oito pontos". "Já sabe que conta aqui comigo", disse o major ao juiz numa conversa interceptada pela Polícia Judiciária. O “DN” diz ainda que em relação ao Boavista-FC Porto (arquivado por falta de provas que sustentassem uma acusação de corrupção desportiva), Valentim perguntou a Júlio Mouco, da Comissão de Arbitragem da Liga, por que razão não tinha sido nomeado o auxiliar Devesa Neto. "Eu tinha acertado com o dr. João Loureiro que seria o Devesa", disse Valentim Loureiro, segundo o DN. No encontro com a equipa do Moreirense, o major não terá gostado da prestação do auxiliar Carlos do Carmo, apesar de o Boavista ter vencido por 1-0. "Você sabe que ainda neste defeso você estava não sei o quê e eu, aquilo que posso, faço pelos amigos. Bem, da próxima você porta-se melhor, senão puxo-lhe as orelhas", disse Valentim Loureiro ao auxiliar, de acordo com o “DN”. Segundo o procurador Carlos Teixeira, o modo de actuação de Valentim e João Loureiro passa, além da sugestão de nomes, pelo conhecimento antecipado dos nomes dos árbitros escolhidos. "Tal permitia-lhes encetar os contactos com antecedência", afirma o diário, dando como exemplo as escutas interceptadas antes do jogo Belenenses-Boavista, arbitrado por Bruno Paixão, afirma o DN. Numa conversa entre João Loureiro e Ezequiel Feijão, ex-árbitro e observador da Liga, o presidente do Boavista pede que a equipa de arbitragem seja abordada e dá as instruções: "Ele (Bruno Paixão) chegou onde pediu (...), se quer umas viagenzinhas para o ano e tal... temos... temos... de atalhar caminho, pá! T u pediste... foi-te concedido", revela o jornal. O DN diz que também antes do jogo Boavista-Beira-Mar, João Loureiro contactou o observador Pinto Correia para este dar um "toque" ao árbitro Nuno Almeida. De acordo com o jornal, a abordagem seria: "Que nós que temos grande consideração..., é malta que o pode fazer chegar onde ele quer... porque ele é ambicioso e tal". O DN diz ainda que também o Marítimo procurou obter favores dos árbitros. Numa escuta, António Henriques (ex-dirigente da Federação Portuguesa de Futebol - FPF) garantiu que no jogo com o Nacional da Madeira, este clube iria ser "bem roubadinho". No final, o árbitro Martins dos Santos foi escutado a confessar que prejudicou o Nacional: "Queriam lá um penálti, mas eu puni o gajo com amarelo", indica o jornal. Segundo o diário, foi prometida a Martins dos Santos a subida no escalão da arbitragem do seu filho, André Santos. "Consegue dar-me essa graça que eu responsabilizo-me pela outra", disse Martins dos Santos a António Henriques, da FPF.

In Jornal O Jogo 06/09/2006

segunda-feira, setembro 04, 2006



Pearl Jam

Esta noite uma das melhores bandas rock do mundo actua no belíssimo pavilhão atlântico. Espero assistir a um grande concerto.

Bisca de Copas

sexta-feira, setembro 01, 2006

O Caso Mateus – a minha visão

Em relação ao “caso Mateus”, tentarei dar uma opinião técnica, num esforço para com o meu humilde contributo elucidar certas dúvidas que possam subsistir, pese embora as constantes dualidades do Direito, ciência muito pouco exacta.
O jogador tinha um contrato como amador no anterior clube, o Lixa F.C. Por incrível que possa parecer, um internacional angolano que marcou presença no Mundial estava com um contrato como contínuo neste clube, auferindo no papel cerca de 350€. Ora, urge punir estes clubes que contornam a lei das formas mais saloias possíveis, mas continuam as nossas instituições desportivas a assobiar para o lado. Adiante.
A legislação desportiva prevê um período nunca inferior a um ano para que um amador possa assinar um contrato profissional. Outro enorme absurdo do legislador, pois se por hipótese, o Benfica estiver interessado num jogador da terceira divisão, o pobre atleta só poderá ir após um ano. E qual o fim da norma? Se alguém souber que me explique… Acresce que se me afigura inconstitucional e contrária às normas laborais, pois impede o livre acesso do trabalhador ao trabalho.
Nesta circunstância, o Gil Vicente não poderia inscrever o jogador por não ter cumprido o período de um ano, mas o clube contesta a não inscrição, recorrendo aos órgãos jurisdicionais da LPFP que não dão razão ao Gil Vicente. Com o jogador impedido de jogar o G.V. recorre aos tribunais administrativos que mandam suspender a decisão da Liga de não aceitar a inscrição.
Finda a época desportiva, o Belenenses que nunca tinha levantado objecções a nada e contra quem o jogador não jogou, resolve a reboque de alguns jornais desportivos, ressuscitar o problema. Mas como legitimade moral não se confunde com legitimidade jurídica...
Os órgãos de justiça desportiva da Liga e da FPF, condenam -muito tardiamente e aqui está a génese do drama - o GV a descer de divisão por ter recorrido aos tribunais comuns. A questão que se coloca? Poderia o GV fazê-lo? No meu modesto entendimento, sim. A lei desportiva diz que não podem os clubes recorrer aos tribunais para obter a resolução de questões desportivas. Mas será esta uma questão desportiva? Não creio. Quanto a mim, julgo tratar-se de matéria de direito administrativo, pois não estamos a falar da bola que bate no poste, mas da inscrição ou não de jogadores. Para além de que a FPF é uma pessoa colectiva de direito público que delega poderes na Liga, estando ambas sujeitas às normas administrativas. Por último, julgo tratar-se de uma norma inconstitucional, pois violadora de preceitos fundamentais da CRP, que se prendem com o direito de todas as pessoas recorrerem às instâncias judiciais disponíveis.
Eis a razão porque Tribunal Administrativo de Lisboa deu razão ao GV na providência cautelar por este intentada.
Tudo estaria bem se por aqui ficasse, mas agora surge a FIFA, qual Padrinho do futebol mundial dizer “na minha coutada ninguém manda, só nós”, ameaçando os clubes portugueses com a suspensão das competições europeias.
Andam mal estes ditadores se pensam que é assim que se resolvem as coisas num estado de direito. A FIFA tem que perceber que não pode ter regulamentação interna que colida com a Constituição dos países e com as normas comunitárias. Tem de compreender que não há tribunais desportivos. Logo, se o GV der seguimento ao processo, julgo que teremos um novo Ac.Bosman, agora Ac. Gil Vicente.
Mas como isto iria demorar muito tempo, com consequências irreparáveis a curto, médio prazo, creio que a única solução que a Liga tem é alargar a competição aos dois clubes, resolvendo mal, mas dado o arrastar da primeira decisão, da forma menos penosa possível.
Para não ser ainda mais fastidioso (não consegui encurtar mais), vou ficar por aqui, prometendo voltar em breve ao assunto.

Duque de Espadas