sexta-feira, maio 04, 2007


O futebol mora aqui


Começo por referir que poucos espectáculos me emocionam tanto como aquele que um público apaixonado por futebol é capaz de proporcionar. Milhares de pessoas juntas a cantar em uníssono, a torcer todos como um só pela vitória da equipa é coisa a que ninguém pode ficar indiferente. E só quem nunca assistiu a este fenómeno o pode ficar.
Compreendo os que se emocionam com cinema, teatro, ópera, música clássica, pois são todos formas de arte muito nobres, mas quanto a mim, este espectáculo das bancadas no futebol tem um condimento extra: a espontaneidade. Essa espontaneidade com que durante 90minutos a multidão se une como se fossem todos membros duma grande família ( e são!) é coisa que me comove.
Por isso afirmo: felizes os que estiveram em Anfield Road na Terça-Feira. Naquele palco, o futebol regressa à essência e têm-se a sensação que não jogam ali onze homens de vermelho, mas sim onze monstros, tal é a forma como jogam e correm, num ritmo alucinante, obviamente contagiado pelo ambiente exterior.
Passando ao jogo, quanto a mim o menos importante nesta ocasião, creio que ganhou bem o Liverpool - ao contrário das infelizes (mais umas…) afirmações de Mourinho -, a única equipa que quis ganhar o jogo. É certo que os londrinos estavam com algumas limitações, mas só o facto dos Reds jogarem como se fosse o último jogo das suas vidas, justifica que tenham sido superiores, pois se analisarmos os dois onzes em campo, parece-me claro que tem mais qualidade o do Chelsea. Não tem é tanta alma e isso é coisa que o dinheiro não compra, nem abunda em todos os públicos. Julgo ainda que Mourinho deveria ter noção do ridiculo quando afirmou antes do jogo que o Liverpool não era uma grande equipa. Só uma grande equipa (enorme) consegue ter aquele ambiente.


Para os que, como eu, deliram com estas coisas aqui fica o que eles cantam (mesmo quando perdem!):


When you walk through a storm,

Hold your head up high,

And don't be afraid of the dark.

At the end of a storm,

There's a golden sky,

And the sweet silver song of a lark.

Walk on through the wind,

Walk on through the rain,

Though your dreams be tossed and blown..


Walk on, walk on, with hope in your heart,

And you'll never walk alone.......You'll never walk alone.

Walk on, walk on, with hope in your heart,

And you'll never walk alone.......You'll never walk alone.


Duque de Espadas

Sem comentários: