terça-feira, abril 01, 2008

Justiça Estrangeira

Em Portugal, toda a gente acha normal o que se passou(uma parte muito pequenina...) no Porto e que agora está a ser julgado. Tudo é relativizado (grave foi o que se passou com a Juventus!).
Vejamos o que dizem os estrangeiros:

in "mais futebol.iol.pt"
Os processos disciplinares aplicados pela Comissão Disciplinar da Liga ao F.C. Porto e ao seu presidente, Pinto da Costa, na sequência do Apito Dourado, não foram ignoradas pela imprensa estrangeira desta terça-feira.
Os vizinhos espanhóis relatam todo o desenvolvimento do «Apito Dourado» e até antecipam consequências positivas para os clubes espanhóis. Pode ler-se na Marca: «Porto acusado de suborno a árbitros», «Quaresma sairá se o Porto descer. A grande estrela da equipa de Pinto da Costa é um dos jogadores pretendidos pelo Real Madrid para a próxima temporada e que, neste caso, chegaria a um preço muito acessível». O As escreve: «Porto e Pinto da Costa acusados pela Liga de irregularidades». Já o Mundo Deportivo é peremptório: «Escândalo no Porto».
Praticamente toda a imprensa inglesa aborda esta notícia, com especial destaque para o envolvimento do ex-treinador do Chelsea: «Porto acusado de corrupção durante a era Mourinho» pode ler-se no The Times, The Sun e no site da BBC, entre outros. No Reino Unido, nem a Irlanda se esquece do «Apito»: «Porto enfrenta investigação de corrupção», diz o site Ireland.com.
Os italianos, familiarizados com processos deste género, relevam as semelhanças com o «calciocaos». «Árbitros corruptos, Porto em sarilhos» é o título no Corriere dello Sport; «Porto acusado por corrupção dos árbitros» lê-se no Repubblica.
Em França, o L¿Equipe afirma: «Porto acusado de corrupção», enquanto na Alemanha, o Hamburger Abendblatt titula: «F.C. Porto acusado».
O «Apito Dourado» também tem sido seguido no Brasil, onde vários jornais escrevem sobre os últimos factos. O Diário Online diz «Porto acusado de corrupção de árbitros pela justiça desportiva».

Voltarei a este assunto em breve.

Duque de Espadas

Sem comentários: