terça-feira, maio 27, 2008

O grande perdedor

Antes de mais digo que este pensamento reflecte apenas a minha opinião e nada mais.

Iniciada há sensivelmente um ano e com o mesmo pano de fundo, venho aqui falar sobre aquele que é, no meu entender, o grande perdedor do campeonato nacional 07/08: o Benfica. Um ano depois, a mesma equipa. Não fiquem os amigos leitores benfiquistas a pensar que agora escreverei o mesmo todos os anos…espero que não para bem da competitividade do futebol nacional.
O Benfica estava de volta. O seu presidente (e pf não me venham dizer que ele é isto e aquilo porque é ele quem representa os benfiquistas, por muito que evitem assumir) anunciou no inicio da época o melhor plantel dos últimos 10 anos e disse mesmo que “qualquer treinador no mundo gostaria de estar na posição de Fernando Santos”, naquela altura naturalmente. Volvido 1 ano, o SLB faz um campeonato miserável, termina em quarto sem nunca ter merecido uma honra dessas (à frente por exemplo do Setúbal que se calhar merecia ficar à sua frente…).
O SCP fez em 07/08 um campeonato em linha com o do ano transacto. Uma equipa de saldo que termina em 2º lugar com o mérito de ter sido mais consistente – e a única das 4 primeiras a ganhar um jogo ao campeão. E ainda ganhou a taça com muito mérito.
O Vitória brilhou. Muito regular e com os adeptos a fazerem questão de lembrar a falta que nos fizeram em 06/07.
Uma nota final para o campeão e para a polémica que envolveu o final da época. O FCP passeou classe e jogo, como era sua obrigação. Tem a melhor equipa a melhor estrutura e por isso ganhou bem. Com naturalidade. O apito final tirou seis pontos ao campeão mas, para pena dos adeptos dos outros clubes, não vem resolver nada no nosso futebol. É que nunca foi por isso que o FCP ganhou (apesar de haver quem pense o contrário, angustiando-se e enervando-se, mas no fundo sem querer ver).

Abraços,

VLT

Sem comentários: