terça-feira, abril 22, 2008


Pedroto

É compreensível que a grande maioria dos benfiquista despreze José Maria Pedroto. Afinal ele veio quebrar o ciclo de supremacia dos clubes da capital. Foi ele que ao serviço do FCP conquistou o título após um jejum de dezanove anos. Não me posso pronunciar em relação ao futebol que as suas equipas particavam, pois não as vi jogar. Pelo relatos a que tive acesso, sei que tinha um discurso forte e destemido à imagem de José Mourinho. Aliás, ficaram célebres algumas frases suas acerca do futebol português.
Pedroto foi um bom médio do seu tempo, mas juntou ao conhecimento empírico o saber teórico, tornando-se o primeiro treinador português com um curso superior. Pelo que pude apurar tratava-se de um treinador com excelentes capacidades técnicas.

Deixo aqui o palmarés de Pedroto como treinador:
-2 campenatos nacionais;
-5 Taças de Portugal;
-Finalista da Taça das Taças;
-4 vezes finalista da Taça de Portugal;
- 3 vezes vice-campeão nacional;
- Campeão Europeu Juniores ao serviço de Portugal;

Excluindo José Mourinho, quantos treinadores portugueses podem apresentar tão rico palmarés?

Bisca de Copas

segunda-feira, abril 21, 2008

O Diplomata

Sim, de facto Luis Freitas Lobo (LFL) não é suspeito (ao contrário de quem ele tanto elogia, suspeito e arguido). É um teórico do futebol (sem nenhuma carga pejorativa) e um diplomata, que gere tudo como se só houvesse pessoas de bem e tudo se explicasse dentro das quatro linhas. Por isso, todo o escrito de LFL enferma dum mal congénito: omite uma condição essencial do sucesso portista - a adulteração de resultados.
De Pinto da costa e do sistema que montou, em 30 anos de dominio do submundo do futebol português, não vou falar para não ser cansativo.
De modo que, em relação ao texto de LFL, vou apenas deter-me numas brevissimas palavras para falar de Pedroto. Como nunca fui seguidor dessa corrrente tão portuguesa de santificação dos mortos, vou dizer o que penso verdadeiramente dessa personagem: um treinador mediocre (ao nível dum Paime Pacheco, de quem é obviamente, mentor), básico, ultradefensivo; aliado de sempre de Pinto da Costa (o que só por si já diz tudo) sendo o principal estratega do "grande salto corruptivo" que o Porto deu, saindo da sua mente perversa parte substancial dos esquemas da corrupção que valeram ao Porto o dominio absoluto do sistema do futebol; Uma pessoa sem carácter nem principios, racista, e dum género (também tão português) que não olha aos meios para atingir os fins. Era este o grande José Maria Pedroto.

O jogador do campeonato

Bem sei que a tendência natural, é escolher como o melhor da época, um jogador da equipa campeã ou pelo menos, de uma equipa que tenha realizado um óptimo campeonato. Assim, a dúvida seria entre os golos de Lisandro, a classe de Lucho, a magia de Quaresma ou a omnipresença de Paulo Assunção.
Sou, todavia, a considerar que o melhor jogador do campeonato foi: Rui Costa. No ano da despedida, e numa equipa que passou por tantas atribulações, o Maestro esteve brilhante, demonstrando (ainda) estar num nível galáctico a que só os predestinados ascendem. Rui Costa perdurará para sempre na memória dos benfiquistas e dos amantes do futebol, como um génio da bola, daqueles que já não se fabricam. É emocionante assistir à despedida dum futebolista deste calibre, cabendo-nos agradecer-lhe o ter terminado a carreira no nosso País e proporcionado momentos de rara beleza futebolística. Para aqueles cujo facciosismo incontido não lhes permite admirar o talento deste fenómeno, façam um esforço para se abstrair do clube onde joga e lembrem-se que poderão um dia dizer aos vossos filhos e netos, que tiveram o privilégio de ver jogar, o homem que ganhou o prémio de melhor jogador em Itália, no ano em que Zinedine Zidane (na Juventus) ganhou o prémio FIFA de melhor jogador do Mundo!
Obrigado Rui Costa!

Duque de Espadas

sexta-feira, abril 18, 2008

Uma sugestão...

Aconselho uma leitura ao blog http://www.planetadofutebol.com/ do insuspeito Luís Freitas Lobo: "1978-2008: os passos do dragão". Talvez fiquem a perceber melhor o porquê da hegemonia azul e branca nestes últimos vinte e cinco anos.

Bisca de Copas

terça-feira, abril 15, 2008

Talvez o homem tenha um bocado de mérito...

Esse senhor a quem te referes não é nenhum santo, mas diz apenas acreditar na justiça divina. Subentende-se na tua postada que o fcp só conseguiu alçançar o sucesso desportivo através da corrupção. Dá ao menos o benefício da dúvida ao homem por ter trazido para o Porto jogadores tão geniais como o Futre, Madjer, Jardel, Deco, Quaresma etc... É indesmentível que houve corrupção no futebol português, mas nesta altura do campeonato a corrupção serve de escape para justificar frustrações e insucessos desportivos.
Talvez o actual insucesso desportivo do Benfica se deva ao facto do seu presidente andar permanentemente obcecado com o apito dourado, ao invés de tentar perceber um bocadinho de futebol e de bons jogadores. Depois quando os resultados não aparecem, o melhor é ir chamar a PJ para investigar. Já agora deixo aqui uma sugestão: porque não requerer uma investigação ao plantel da académica!

Bisca de Copas

segunda-feira, abril 07, 2008

Porque Será?

Ponho a pergunta ao contrário: Se o "engenheiro-chefe" é assim tão extraordinário, porque será que necessita de receber arbitros em casa antes dos jogos, dar "café com leite" ou "fruta" aos mesmos, andar sempre com "quinhentinhos" no bolso, pagar viagens ao Brasil aqueloutros, etc...
Para que conste, um outro curriculum:

Luciano Moggi (12 anos de Juventus)

7 Scudetti
1 Italian Cup
4 Italian Supercup
1 Intercontinental Cup
1 Champions League
1 European Supercup
1 UEFA Intertoto Cup

Duque de Espadas

TRICAMPEÕES
Parabéns aos tricampeões nacionais. Dá gosto torcer por uma equipa com tanta qualidade e cuja superioridade foi incontestável. Devo lembrar um facto, Pinto da Costa conquistou o seu 16º título em 26 anos de presidência. Santiago Barnabéu precisou de 36 anos à frente do Real Madrid para conquistar os mesmos 16 títulos.
Algum mérito o homem terá e não me venham falar de apitos ou de corrupção.
Bisca de Copas

terça-feira, abril 01, 2008

Justiça Estrangeira

Em Portugal, toda a gente acha normal o que se passou(uma parte muito pequenina...) no Porto e que agora está a ser julgado. Tudo é relativizado (grave foi o que se passou com a Juventus!).
Vejamos o que dizem os estrangeiros:

in "mais futebol.iol.pt"
Os processos disciplinares aplicados pela Comissão Disciplinar da Liga ao F.C. Porto e ao seu presidente, Pinto da Costa, na sequência do Apito Dourado, não foram ignoradas pela imprensa estrangeira desta terça-feira.
Os vizinhos espanhóis relatam todo o desenvolvimento do «Apito Dourado» e até antecipam consequências positivas para os clubes espanhóis. Pode ler-se na Marca: «Porto acusado de suborno a árbitros», «Quaresma sairá se o Porto descer. A grande estrela da equipa de Pinto da Costa é um dos jogadores pretendidos pelo Real Madrid para a próxima temporada e que, neste caso, chegaria a um preço muito acessível». O As escreve: «Porto e Pinto da Costa acusados pela Liga de irregularidades». Já o Mundo Deportivo é peremptório: «Escândalo no Porto».
Praticamente toda a imprensa inglesa aborda esta notícia, com especial destaque para o envolvimento do ex-treinador do Chelsea: «Porto acusado de corrupção durante a era Mourinho» pode ler-se no The Times, The Sun e no site da BBC, entre outros. No Reino Unido, nem a Irlanda se esquece do «Apito»: «Porto enfrenta investigação de corrupção», diz o site Ireland.com.
Os italianos, familiarizados com processos deste género, relevam as semelhanças com o «calciocaos». «Árbitros corruptos, Porto em sarilhos» é o título no Corriere dello Sport; «Porto acusado por corrupção dos árbitros» lê-se no Repubblica.
Em França, o L¿Equipe afirma: «Porto acusado de corrupção», enquanto na Alemanha, o Hamburger Abendblatt titula: «F.C. Porto acusado».
O «Apito Dourado» também tem sido seguido no Brasil, onde vários jornais escrevem sobre os últimos factos. O Diário Online diz «Porto acusado de corrupção de árbitros pela justiça desportiva».

Voltarei a este assunto em breve.

Duque de Espadas
Apito Dourado tira 6 pontos ao FCP

A confirmar-se esta notícia do http://www.correiodamanha.pt, iremos ter mais emoção no campeonato. Concordo totalmente com esta subtração de pontos ao FCP, é que este campeonato estava a ser bastante enfadonho e sem emotividade.

Bisca de Copas