terça-feira, maio 27, 2008

O grande perdedor

Antes de mais digo que este pensamento reflecte apenas a minha opinião e nada mais.

Iniciada há sensivelmente um ano e com o mesmo pano de fundo, venho aqui falar sobre aquele que é, no meu entender, o grande perdedor do campeonato nacional 07/08: o Benfica. Um ano depois, a mesma equipa. Não fiquem os amigos leitores benfiquistas a pensar que agora escreverei o mesmo todos os anos…espero que não para bem da competitividade do futebol nacional.
O Benfica estava de volta. O seu presidente (e pf não me venham dizer que ele é isto e aquilo porque é ele quem representa os benfiquistas, por muito que evitem assumir) anunciou no inicio da época o melhor plantel dos últimos 10 anos e disse mesmo que “qualquer treinador no mundo gostaria de estar na posição de Fernando Santos”, naquela altura naturalmente. Volvido 1 ano, o SLB faz um campeonato miserável, termina em quarto sem nunca ter merecido uma honra dessas (à frente por exemplo do Setúbal que se calhar merecia ficar à sua frente…).
O SCP fez em 07/08 um campeonato em linha com o do ano transacto. Uma equipa de saldo que termina em 2º lugar com o mérito de ter sido mais consistente – e a única das 4 primeiras a ganhar um jogo ao campeão. E ainda ganhou a taça com muito mérito.
O Vitória brilhou. Muito regular e com os adeptos a fazerem questão de lembrar a falta que nos fizeram em 06/07.
Uma nota final para o campeão e para a polémica que envolveu o final da época. O FCP passeou classe e jogo, como era sua obrigação. Tem a melhor equipa a melhor estrutura e por isso ganhou bem. Com naturalidade. O apito final tirou seis pontos ao campeão mas, para pena dos adeptos dos outros clubes, não vem resolver nada no nosso futebol. É que nunca foi por isso que o FCP ganhou (apesar de haver quem pense o contrário, angustiando-se e enervando-se, mas no fundo sem querer ver).

Abraços,

VLT

segunda-feira, maio 19, 2008

Conselhos

Pensei em escrever qualquer coisa, mas como ja houve quem o fez (e faz) melhor do que eu, aqui vai um excerto do "contra a corrente":

"Mas quando o procurador escreve que «o modo de actuação» passa pela sugestão de nomes de árbitros, pelo conhecimento antecipado de nomes de árbitros, pela pressão directa ou indirecta sobre os mesmos árbitros e transcreve diálogos com frases como «o chefe da caixa», «bem roubadinho», «se quer umas viagens para o ano temos de atalhar caminho», «tu pediste, foi-te concedido», «é a malta que o pode fazer chegar onde ele quer», «queriam um penalty mas eu dei-lhe um amarelo», «dou-lhe uma beijoca», «ai se não fosse eu», «o senhor para mim é como um pai», «conceda-me essa graça», «trouxemos um carregamento que nem cabia na mala», «12 minutos que eu dei e nem assim», «o Serafim vai vacinado», «não pode fazer muito porque o jogo dá na televisão, percebe?», toda a gente percebe."

Estamos entendidos ou são precisos desenhos?
Estes são os unicos conselhos que voces sabem dar. Nisto são profissionais.

Duque de Espadas

sexta-feira, maio 16, 2008

Conselhos à nação benfiquista

A presença na liga dos campeões conquista-se com labor dentro de campo e não na secretaria. Deixo aqui alguns conselhos à nação dos seis milhões de benfiquistas, tendo em vista a presença do seu clube nas próximas edições dessa competição. Posso começar pela estrutura do futebol. O ideal é ter um presidente que perceba alguma coisa de bola, na falta desse conhecimento, deve estar rodeado por alguém que entenda o fenómeno futebolístico. No futebol é ainda importante ter treinadores competentes e não amigos que apenas apresentam no currículo uma taça de Portugal. O director desportivo deve ter alguma experiência directiva, pois vai ter que dirigir um balneário complicado e terá que lidar com a pressão dos associados e da imprensa desportiva. Outra das chaves mestras para obter sucesso desportivo é ter bons jogadores. Sei que nem sempre é fácil acertar na contratação de bons jogadores, mas já me custa mais a entender quando se insiste em jogadores que já demonstraram não ter qualidade. Se os dirigentes são fundamentais para darem estabilidade ao clube, apenas com bons jogadores se conseguem vitórias em campo.
Quando falta a qualidade dentro do campo e não se atingem os objectivos desportivos há que arranjar maneira de calar os associados. Assim e para camuflar a incompetência directiva nada melhor do que recorrer a subterfúgios como o apito dourado ou o fantasma da corrupção. Os adeptos ficam mais tranquilos e calam-se, mas os incompetentes continuam intocáveis e a errar.

Bisca de Copas

quarta-feira, maio 14, 2008




Tudo maus rapazes!



É, é, isto está a apertar... Compreendo que seja aborrecido, mas se me permitem um conselho, para a próxima, NÃO SEJAM CORRUPTOS!


Depois da condenação pela Comissão Disciplinar da Liga, que não foi mais longe porque os regulamentos estão feitos à medida destes clubes que fazem batota, surge esta possibilidade de ficar afastado das competições europeias. E mais... É que o Código Penal não foi feito para beneficiar ninguém, de modo que se o Tribunal der como provado o mesmo que a Comissão Disciplinar, vai tudo condenado e nesse caso, não por mera tentativa mas por corrupção consumada.


Quanto aos regulamentos da Liga dos Campeões parecem-me claros: o clube "não pode estar ou ter estado envolvido em qualquer actividade destinada a combinar ou influenciar o resultado de um jogo a nível nacional ou internacional». Logo, arrume-se com eles e deixem entrar quem quer jogar limpo...


Deixo-vos uma ultima mensagem com "a ironia do costume":


Pinto da Costa, Corrupção! Pinto da costa, Corrupção!

Duque de Espadas


A piada do dia

Parece que o Benfica lá vai arranjar maneira de disputar a Liga dos Campeões. Apesar de ter demonstrado em campo que merecia disputar com afinco a Taça UEFA, surge a notícia da possibilidade de participação na Liga dos Campeões. Não sendo hoje um de Abril, ainda tenho mais vontade de rir com esta notícia. Fico a aguardar com ansiedade a próxima capa do jornal A Bola, talvez amanhã o desportivo ponha o FCP a disputar a liga de honra. Esta medida tornaria mais acessível a qualificação dos clubes da capital para a Liga dos Campeões.

Bisca de Copas

sexta-feira, maio 09, 2008



Bob Geldof

Os artistas são irreverentes e não se regem por calculismos economicistas. Esta semana Bob Geldof chamou criminosos aos governantes de Angola, numa conferência realizada em Lisboa e organizada pelo BES. Apesar de serem verdadeiras as declarações do músico, o grupo espírito santo tratou logo de se demarcar dessas declarações. Basta lembrar que o GES tem muitos negócios em Angola e não convém estragar as boas relações com os cleptocratas do regime.

Bisca de Copas