segunda-feira, janeiro 26, 2009
















Os Costas, Craques do Campeonato

Confesso que quando acedi ao "nosso" blog fiquei surpreso. Esperava encontrar um post da Bisca semelhante ao que escreveu com o titulo de "Paulo Batista" mas agora denominado "Paulo Costa". Mas, nada. Nadinha. Apenas o silêncio envergonhado.
É sabida a empatia que o Porto tem com os árbitros de nome "Costa". Bem... dirão os mais perspicazes, o Porto tem empatia com os árbitros todos. É certo, no entanto, com os Costas tem uma especial empatia.
Num jogo de elevado grau de dificuldade e em que reinava o equilibrio, evidenciou-se o amigo Costa. E, não sejamos modestos na análise (está descoberto o Lionel Messi do nosso campeonato), ganhou-o sozinho!
Já salientei exibições de vários jogadores, já vi post´s a elogiar outros, mas acho que nunca nenhum foi tão influente como o Costa. De facto, um golo de 2metros de fora-de-jogo e três penalties por marcar resolvem qualquer desafio. Parabéns. Por isso, Costa, permita-me um conselho: vá festejar esta exibição para o Brasil, talvez encontre amigos da arbitragem que não vê há muito.

Viva os campeões!

Duque de Espadas

2 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei deliciado com a ironia e as hipérboles da posta! São figuras de estilo que me agradam sobejamente... Vamos aos factos. Se no lance do 1º do golo portista o Hulk estivesse fora de jogo dois metros, o mais certo é que estivesse sentado numa pedra da antiga pedreira! No que toca aos três penaltis não assinalados a favor do Braga, devo lembrar que o futebol é um jogo de contacto e não ballet praticado por delicadas donzelas. O lance do Alan com o Cissokho é um lance normal dentro da área em que o jogador do Braga se deixa cair depois de sentir um pequeno toque do lateral do Porto. No que diz respeito ao lance do Guarin dentro da área, não há uma única imagem que mostre claramente o colombiano a jogar a bola com a mão. No lance do Helton com o Meyong não tenho a menor dúvida que não existiu penalti. O Meyong joga a bola e só depois surge o contacto com o guarda-redes do Fcp.
Concede-me ao menos o benefício da dúvida no lance do golo anulado ao Tomás Costa. É um lance duvidoso, e na dúvida beneficia-se a equipa que ataca.
Já agora, o golo do Lisandro é perfeitamente legal? Ou deveria ser invalidado por excessivo facilitismo do Moisés?

Anónimo disse...

Vamos entao aos factos:
1º- O Hulk encontra-se mais fora-de-jogo que o David Luiz, mas... não seja por isso, considero que quanto a isso estamos empatados.
2º A única discussão que vi acerca do lance do Alan foi se seria dentro ou fora da área. Ora diz a regra, recentemente alterada, que o que conta é onde o lance acaba, logo... (1 penalty)
3º O lance do Guarin faz-me lembrar o golo do Petit ao Baia invalidado por um Ó Vigário! É evidente que dá com a mão, e mesmo que a imagem não seja absolutamente nitida, temos de ter em conta o movimento do corpo, da bola,etc... Já sei que esse vai ser como o frango do Baia ou a agressão do Paulinho Macaco Santos que só foi reconhecida quando vieram outras imagens...
4º Quanto ao lance do Helton, parece-me até o mais evidente. O Meyong desvia a bola e é manifestamente atingido pelas pernas do Helton. Aliás tu próprio reconheces que há um contacto e que o Helton não joga a bola. Quanto a mim (e a todos os criticos de arbitragem que li e ouvi), penalty indiscutível.
5º O lance do Tomás Costa é como o primeiro que abordei, não tem discussão, basta ver as imagens (só se questionares as linhas imaginárias que a tv coloca nas imagens). Foras-de-jogo não merecem interpretação, ou são ou não são. E este é porque o Tomás Costa está a frente do Eduardo e por isso só com 1jogador pela frente.
6º Relembro ainda, que pese embora entender que Paulo Baptista beneficiou o Benfica em 2lances (golo e penalty de Luisão), não assinalou um penalty sobre o Suazo quando decorriam 15min de jogo e nada disto tinha acontecido. Logo, pode ter influenciado o jogo...