Em tempos de crise...
EDP
A EDP anunciou recentemente que obteve lucros de 1,091 mil milhões de euros em 2008.
Em 2007, as tarifas de electricidade aumentaram 6%. A primeira proposta de aumento foi de 17%.
Em 2008, o aumento voltou a ser superior à inflação. 2009, novo aumento, agora de 5%.
Manuel Pinho desdobrava-se em justificações para os aumentos: a situação era insuportável, devido ao "aumento do preço do petróleo, do gás e do carvão".O Ministro da Economia explicava que 2008 "foi um ano de seca, o que levou a que a produção de electricidade das barragens tivesse sido pouca no primeiro semestre".
Ficou também anunciado uma tarifa especial em 2010 paga pelos consumidores para regularizar os prejuízos com a produção de electricidade que a empresa teve nos últimos anos.
Será que é mesmo necessário aumentar tanto as tarifas?
GALP
O lucro de 478 milhões de euros que a Galp Energia obteve em 2008 beneficiou da lentidão com que a petrolífera acertou os seus preços pelos valores internacionais nos últimos três meses do ano passado. O lucro da Galp Energia no exercício de 2008 cresceu 14 por cento para 478 milhões de euros, anunciou ontem a petrolífera. Para este resultado contribuiu em muito o resultado do último trimestre de 2008, período em que a companhia registou um aumento de quase 200 por cento dos seus lucros, que foi de 125 milhões neste trimestre (mais 198,8 por cento).Dois factores contribuíram fortemente para este comportamento: o chamado time lag, que é a diferença de tempo de acerto dos preços da petrolífera pelos valores internacionais e que permitiu à empresa encaixar 105 milhões de euros. O aumento das margens de refinação em 25 por cento, deu também mais 32 milhões de euros positivos à Galp.O ganho registado pela petrolífera no acerto de preços dá razão às críticas que se ouviram na altura sobre a lentidão com que as petrolíferas estavam a actualizar os seus preços, numa fase em que os preços do petróleo caíam nos mercados internacionais (…)
In http://economia.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1367797
Ás de Ouros
Sem comentários:
Enviar um comentário