quinta-feira, março 23, 2006

Esclarecimentos

Primeiro, gostava de esclarecer, na medida do que a minha ajuda for útil, o Às de Ouros em relação às OPA’s e às diferentes naturezas das mesmas. Uma OPA pode ter três naturezas distintas: pode ser obrigatória, quando a CMVM força a empresa maioritária a dar oportunidade de venda aos accionistas minoritários – esta é umas das OPA’s mais frequentes e ainda agora se fala que se poderá dar um caso destes envolvendo a TVI; uma OPA pode ser combinada, quando dois dos accionistas maioritários se pretendem juntar, o maior accionista – em princípio – oferece um valor previamente acordado pelas acções dos restantes accionistas, garantindo desta forma que os accionistas minoritários têm oportunidade de vender as suas participações; e por último uma OPA pode ser hostil, quando a oferta de compra das participações for inesperada – e nesse caso estou de acordo com o Às de Ouros quando afirma que é sempre hostil.

Segundo, quero lembrar aos leitores que o actual Governo já fez reformas nas pensões, terminando por exemplo com as pensões dos deputados, impondo regras rígidas e muito limitativas a quem dispõe de mais do que uma pensão e aumentando a idade da reforma dos funcionários públicos. Todas medidas justíssimas. Insuficientes? Talvez, mas parece-me que muito mais do que anteriores governos fizeram…
Quanto àquilo que nós achamos ser uma medida justa, ou não, é sempre limitado por falta de sensibilidade do comum português quanto à sua exequibilidade.
Por isso, creio ser evidente a vontade do governo em governar bem e em pôr Portugal no rumo da convergência europeia, mesmo que tomar tantas medidas impopulares lhe possa custar a cabeça…

Terceiro, em relação ao futebol. Aproveito para elogiar a carreira do Benfica, que apesar do alarido não é mais do que o Porto tem feito nos últimos anos nessa Europa fora. Se bem me lembro, o Porto já foi às meias-finais da Champions – e perdeu com o Barcelona – num ano em que ganhou a taça e foi segundo no campeonato; foi aos quartos de final – jogos em que foi altamente prejudicado pela arbitragem contra o Bayern de Munique – num ano em que ganhou a taça e foi segundo no campeonato ganho pelo Sporting de Schmeichel e em que a Champions era com dois grupos, logo mais difícil ainda para os clubes com orçamentos limitados; foi vencedor da UEFA num ano em que ganhou o campeonato e a taça e foi vencedor da Champions, num ano em que também foi campeão de Portugal.
Portanto, não sinto que o Benfica esteja a fazer maravilhas, está a fazer uma boa carreira internacional. E mais, muito provavelmente do jogo entre Benfica e Barcelona sairá o futuro Campeão Europeu!!

O FC Porto, mostrou ontem mais uma vez o que o torna um clube especial, é que apesar das asneiras do treinador consegue sempre dar “mais uma alegria e mais uma vitória” aos seus adeptos.

Sem comentários: