Esta não é a minha selecção!
Estou farto de ver Scolari na televisão! Enjoo! Aquela cara de sargento bem disposto, à espreita da câmara, sempre a sorrir, a dar entrevistas a torto e a direito, por telefone ou em directo, já não me engana!
Mas será que a selecção contratou um treinador ou um marketier!?
Há quem diga que Scolari tem mérito como treinador e prova disso é o Campeonato do Mundo que conquistou pelo Brasil. Mas para mim, ser treinador de futebol é mais do que visitar os hotéis onde vai ficar instalada a selecção nacional, ou pedir o apoio incondicional do público!
Ser treinador/seleccionador é visualizar os treinos das equipas adversárias, estudar-lhes os movimentos, adaptar a equipa, treinar jogadas simuladas, treinar bolas paradas, manter-lhes a moral, e acima de tudo escolher os melhores jogadores.
E o que é Scolari tem feito?
Scolari não precisou de se apurar para o Euro-2004. Durante a fase de preparação para o Euro fez jogos miseráveis (veja-se contra a Espanha no Estádio Afonso Henriques), fazendo dos jogadores bodes expiatórios para as suas derrotas. Já durante o Euro, insistiu em pôr a jogar “the chosen ones” e o resultado foi uma derrota merecida contra a Grécia, aquela equipa que nunca tinha ganho um jogo em fases finais de campeonatos europeus. Fruto da humilhante derrota, decidiu alterar a equipa, e toda a gente lhe gaba o mérito de o ter feito! Como é possível!? Essa não é a sua obrigação? É que toda a gente já sabia que o Ricardo Carvalho era melhor que o Fernando Couto! E o Deco não seria melhor que o Rui Costa? Será que ele não vê os treinos!?
E não me venham dizer que Scolari teve o mérito de levar a selecção à final! O mérito é, em primeiro lugar, da qualidade dos jogadores - os melhores do mundo nas suas posições - e depois de algumas rotinas (principalmente no meio-campo) que os jogadores traziam dos seus clubes! Com o apoio incondicional do público, se o seleccionador soubesse estudar o adversário, teria facilmente ganho a final! Hoje se a Grécia é campeã da Europa, deve-o a Scolari!
Depois do escândalo (mais um) de se oferecer à selecção inglesa, Scolari prepara-se para deixar de fora dos eleitos para o Mundial, o melhor jogador do nosso campeonato! Mas já não é nada que espante! Ao longo destes 4/5 anos insistiu em deixar Baía de fora; Quim não joga mas continua a ser o 2.º guarda-redes da selecção; Costinha vai ficar 4 meses sem jogar em alta competição mas tem “free-pass” na convocatória para o campeonato do mundo; Postiga ainda não encontrou o caminho para a baliza mas é o talismã de Scolari; Figo mesmo a jogar penosamente vai continuar a ser titular...enfim!
O mínimo que se pedia a Scolari era ver alguns jogos de futebol!
Resta esperar pela lista dos convocados.
Ás de Ouros
Sem comentários:
Enviar um comentário