quinta-feira, maio 25, 2006

Sob o Signo da Verdade

Ainda não li o livro “Sob o Signo da Verdade” que Carrilho escreveu, portanto não me vou pronunciar sobre o seu conteúdo. Vou antes partilhar algumas questões paralelas que me assolam:

1.ª Hoje qualquer pessoa escreve um livro sobre qualquer (ou nenhum) assunto!

2.ª O livro de Manuel Maria Carrilho, ainda que de louvar por todo o seu arrojo, leva-me a pensar que o homem já não tem nada a perder e que a sua atitude de disparar para todo o lado é só mesmo acto de quem está perdido!

3..ª Por outro lado, quem tem a Barbara Guimarães, nunca está perdido, e tem sempre muito a perder...Portanto, concluo que já nem a BG ele tem!

4.ª Se considerarmos que esta polémica à volta do livro ainda vai fazer dele um best seller, então tenho que reconhecer que Carrilho não foi assim tão ingénuo e que acaba por tirar partido (€uros) da controvérsia por ele gerada!

5.ª A Comunicação Social é hoje um poder instituído que, apesar dizer o contrário, tem dificuldade em lidar com a crítica! Se a crítica vier dos seus pares, então há que ser corporativista!

6.ª Actualmente não são os jornalistas que vão à procura da notícia mas sim a notícia que vai parar à secretária dos jornalistas.

7.ª Segundo o jornal Expresso, 70% das notícias que saem nos jornais são enviadas por agências de marketing/comunicação que lançam “notícias” para os vários periódicos que só têm o trabalho de as publicar!

8.ª Por curiosidade, as principais agências de marketing/comunicação trabalham para empresas tuteladas pelo Estado ou trabalham para as grandes empresas nacionais!

9.ª Não há preocupação em validar a notícia! Numa época em que a perspectiva económica determina as vontades, cada vez menos se faz jornalismo de investigação!

10.ª Por tudo isto pergunto se vale a pena ler jornais. Será que não ficamos pior informados? Talvez seja melhor viver na ignorância!

Ás de Ouros

1 comentário:

Anónimo disse...

Interesting site. Useful information. Bookmarked.
»