quinta-feira, abril 20, 2006

No espaço de um mês o preço da gasolina subiu 3 vezes! Segundo justificação das petrolíferas, este aumento deve-se à escalada do preço do petróleo que atingiu limites históricos de 74€ por barril. Acontece que o aumento do preços do petróleo só têm efeitos nas petrolíferas, cerca de 2 meses depois, já que o produto não é negociado diariamente e a tempo real, portanto não poderá ver reflectido no seu preço um futuro aumento do preço por barril!
Neste pressuposto, temos uma verdadeira usurpação monopolista por parte dos grandes distribuidores que operam em Portugal, com a total anuência do Estado, também ele muito prejudicado!
A nível macro-económico, o aumento do petróleo irá fazer aumentar o preço dos produtos e por conseguinte a inflação. Por sua vez, terá influência do decréscimo da produtividade que irá reflectir-se no crescimento da economia portuguesa (lembro que o FMI já reviu em baixa as previsões de crescimento da economia portuguesa). Por fim, esta conjuntura contribuirá para afastar o Governo de cumprir a meta do défice 3% em 2008.
Solução visionária do Ministro da Economia: “«A solução é só uma: trabalhar cada vez mais e aumentar a nossa produtividade e competitividade»”.
Pois!

Ás de Ouros

Sem comentários: