segunda-feira, outubro 01, 2007

Em Directo

As directas do PSD. O voto que agora é feito em directo. Um militante um voto. As consequências. A vitória de Menezes. Resultados de uma democracia cada vez mais pobre.

Por partes. O PSD mudou a forma de eleição do líder salvo erro há três congressos atrás. Se antes a escolha era considerada pouco democrática na medida em que era feita em congresso e os votos dos militantes tinham um peso diferente, dependendo nomeadamente do cargo que ocupavam no partido, agora cada militante vale um voto.
Daí resulta a vitória de Menezes, na minha opinião. Mendes era um presidente sem capacidade de mobilizar mas que tinha os barões do partido do seu lado, Menezes é o oposto. Isso leva-me a considerar que, fruto da nova forma de eleição, a própria substituição deste presidente, mesmo que com fracos resultados eleitorais, pode ser muito dificil.

A vitória de Menezes é uma boa vitória de uma máquina muito bem oleada. Menezes deu a volta às expectativas iniciais, contando para isso com uma estrutura capaz de filiar mais de uma centena de militantes em menos de uma hora. Tudo feito na calada da noite. Impressionante! No país inteiro (sim porque há muitos capazes de o fazer na sua cidade ou freguesia)! Ainda mais impressionante!!

As consequências não são mensuráveis. Só o tempo o dirá. Pessoalmente receio que este tipo de ‘politic show’, muito populista, possa trazer votos ao PSD mas pouco rumo ao país (aliás este estilo já foi testado anteriormente por Santana).
Quando olhamos para os efeitos das directas num partido desagregado vemos os riscos deste método de escolha. Pessoalmente acho que para haver um bom governo tem de haver um oposição forte e credível. Temo que não seja o caso e receio que os notáveis do PSD, os quais respeito pela forma como defendem os seus principios e valores, se vejam ultrapassados pela nova vaga. E mais, que esta não seja uma mina enviada pelo PP para se tornar na alternativa ao poder.

Abraços,

VLT

Sem comentários: