quinta-feira, setembro 27, 2007

Taça da Liga

Como o nome da postada indica, venho aqui opinar sobre a nova competição, a Taça da Liga ou Taça Carlsberg. Pessoalmente gosto mais deste segundo nome. No fundo associa o prazer do futebol com a ideia de uma jola e um pratinho de tremoços....Traz boas imagens à minha cabeça. Eu até chamaria Taça West Carlsberg, para meter aí uma cigarrada!!

Bem, mas alguns dos regulamentos desta competição são controversos daí vir abrir aqui lugar à discussão. Sinto que a generalidade deles são no sentido de dar espaço, e jogos, às equipas mais pequenas. Como base do meu raciocínio enumero alguns: o facto do jogo ser sempre disputado na casa da equipa pior classificada no ano anterior; o facto do jogo ir directo a penaltis após os 90 minutos (garantindo assim maior aleatoriedade no resultado); e o facto de não haver nenhum prémio asssociado para além do monetário – que paras as equipas grandes é sempre mais baixo do que os custos envolvidos na participação.
No meu entender, a criação de uma competição nova deve assentar sobre o principio da justiça e da seriedade. Garantir que há homogeneidade de critérios. Isto é, garantir que, salvo excepções, o valor das equipas possa ser demonstrado e garantir que as melhores equipas são as que lutam pelo troféu até final. Porque se o objectivo é o oposto, considerava-se que as equipas pior classificadas no ano anterior começavam o jogo com dois golos de avanço, por exemplo.... Ou excluía-se a participação de todos os que estão envolvidos nas competições europeias.
Ontem vimos os três grandes a ver a sua imagem e o seu prestígio a ser disputado numa lotaria....

O FC Porto perdeu. Se por um lado isso me entristece na medida em que é um título perdido e é a imagem do clube que está em causa, por outro sei bem que o desgaste que a participação na Taça Carlsberg ia provocar à equipa pode ser aproveitado nas restantes competições em que o clube está envolvido.
Fica a minha primeira impressão sobre a competição.
Abraços,

Valete

Sem comentários: