quinta-feira, março 25, 2010

Futebol?...isto não é futebol!!

O campeonato de futebol profissional 2009-2010 está manchado pelas suspensões de Hulk e Sapu. A LFP fez mal o seu papel de organizador e as demissões que se seguiram só vieram demonstrar que já não seria preciso fazer mais nada: o Dr. Hermínio já fez o seu papel.
Brinca-se assim com empresas que investem milhões de euros e são responsáveis directas por uma parte significativa do valor acrescentado gerado em Portugal e pela nossa economia. É que o facto de não ser campeão tem implicações muito mais importantes do que simplesmente um título, tem implicações na capacidade das sociedades gerarem negócio e de serem competitivas financeiramente e, por consequência, desportivamente.

Humildemente, aproveito para pedir que me indiquem onde é que está registada na lei (eu procurei mas não consegui encontrar) a obrigatoriedade de existirem stewards em todas as competições que integram equipas de futebol profissional em Portugal, e são elas: (i) as Ligas Sagres e Vitalis, (ii) a taça da Liga e (iii) a taça de Portugal (e esta não inicia quando entram os ‘grandes’…). É que, no meu entendimento, os clubes são responsáveis pela segurança, mas não está indicada a forma como esta é feita, pelo que é abusivo dizer que os stewards são obrigatórios ou mais, que são ‘intervenientes ao jogo’.

Estive a fazer um pequeno resumo de alguns dos ‘intervenientes ao jogo’ comparáveis aos stewards e do seu papel no estádio:

publico - apoiar a equipa, vaiar os adversários;
Apanha-bolas - gerir a devolução da bola ao jogo (por vezes com atrasos propositados);
Jornalistas - descrever o que acontece;
Fotógrafos - fotografar o jogo;
Policias - impor a lei no estádio.

É que os stewards têm direito a um tratamento VIP, que até contempla um estatuto excepcional de direitos sem deveres: eles são intocáveis, para efeitos disciplinares de quem se atreva a tocar-lhes; mas são, simultaneamente, impunes e irresponsáveis, se forem para o túnel provocar desacatos ou até agredir jogadores e dirigentes.

É triste que um campeonato em que o benfica tinha tudo para ser consagrado com mérito, fique manchado por estes casos que envergonha e humilha todos: (i) os portistas que se sentem gozados pela Liga, pela forma como lhes são suspensos jogadores por 25 e 30 jogos e depois de passarem 17 jogos a pena é revertida para 3 e 4… (ii) a Liga de Futebol Profissional que, claramente, fez mal o seu papel de organizador e deverá, dentro do previsto na lei, ser responsabilizada por isso e, finalmente, (iii) os benfiquistas honestos que sentem que lhes foi tirado o único campeonato dos últimos 20 anos em que mostraram ter capacidade para lutar pelo título e capacidade para representar o país na mais importante competição de futebol do mundo, à qual apenas têm tido acesso de forma intermitente e sempre através de 2os e 3os lugares: a Liga dos Campeões (onde o FCPorto é um dos 2 clubes com maior número de participações na prova).

Tenho tanto orgulho em ser portista!

Joker

Sem comentários: