terça-feira, novembro 29, 2005

Plano Tecnológico - qual o papel das universidades ?

Acabei de ler o texto divulgado pelo Governo.
Parece-me cheio de generalidades que qq pessoa está obviamente de acordo e tirando o ensino do Ingles desde o ensino básico, tudo o resto são projectos de projectos que dependem sobretudo da vontade dos investidores privados, esses sim o principal motor do plano. De que forma o estado vai incentivar os investidores privados(fiscalidade, flexibilidade dos contratos de trabalho, propriedade intelectual proveniente de fundos publicos,..) ainda ninguém sabe.
O principal é obviamente a formação dos recursos humanos (doutorados e afins) e nesse aspecto as universidades são o pilar principal.Não vi qq referencia ao papel das universidades neste processo, tirando a referencia à uniformização dos cursos a nível Europeu previsto no Tratado de Bolonha. O estado não se refere à investigação fundamental, base de qq aplicação no tecido empresarial (I&D). Se vamos saltar degraus e pensar aumentar o nº de patentes só com I&D vocaccionada para as empresas, talvez também seja preciso aumentar significativamente os fundos para a investigação básica, a tal que demonstra por exemplo porque é que um barco fluta ou como é constituido o DNA, etc. - sem fundações não podemos construir o tecto .Mas se querem fazer o tecto logo de inicio talvez ao coisas possam não correr tão bem. Portanto, para mim um ponto principal reside:
Quem vai ser responsável principal pela dinamização da ciencia fundamental ?
O estado através de uma organização não universitária (modelo francês : CNRS, INSERM,..)
O estado através das universidades (modelo anglo-saxónico).
Um sistema misto pode ser uma hipótese, no entanto o financiamento teria de ser absorvido maioritariamente pelos laboratorios, através de agencias de meios como o NIH ou a recem fundada ANR, que funcionam de uma forma vertical.
Ficarei à espera das medidas reais...



sena de paus

Sem comentários: