segunda-feira, janeiro 30, 2006



Jean-Christophe Lafaille

O alpinista francês Jean-Christophe Lafaille de 39 anos está desaparecido desde a ultima sexta-feira. O desafio de subir o monte Makalu (8450m de altitude) no Nepal numa travessia em solitária,hivernal e ao estilo Alpino ( sem auxilio de cordas fixas e escadas) era enorme, nunca ninguém conseguiu realiza-lo até agora. A aventura parece ter acabado da forma que todos não queriam. Lafaille não dá sinais de vida há 72hrs e a ausencia de qualquer forma de socorro, parece indicar que esta foi a ultima aventura deste alpinista que já escalou 11 picos com mais de "8000" sempre da mesma forma (estilo Alpino) e sem oxigenio artificial, utilizando muitas das vezes as vias mais dificieis para atingir o cume. As razões que levam alguns alpinistas a querer ir cada vez mais longe deixam em mim um certo fascinio, o facto do cume "estar lá" já não chega, é preciso lá chegar mas cada vez da forma mais complicada e com um altissimo risco... porquê ?

Talvez porque o facto de nunca poder chegar a esses cumes talvez me esconda a verdadeira razão do desafio.

Rei de espadas

sexta-feira, janeiro 27, 2006

“Nunca interrompas o teu inimigo enquanto estiver a cometer um erro”

Contrariamente a Napoleão Bonaparte, vou ter que fazer umas ligeiras correcções ao tratado antes escrito. Primeiro, porque não se trata de um inimigo, bem pelo contrário. Segundo porque como bom jurista, sou orientado pelo princípio da verdade material e portanto, cumpre-me explicitar certas imprecisões do discurso.
Dogma é ter uma ideia pré-estabelecida de alguém e recusar-mo-nos a ouvir o que tem para dizer.
Gosto de ser conquistado (enganado?!?) por quem me apela a certos valores que prezo e sobretudo, põe-nos em prática.
Lá estamos a falar de Trotsky sem fazermos ideia de quem se trata…
Engraçado que se despreze alguém por pregar moralismos (ver “ostras, caviar e afins”, linha 25) mas quando desfeito o mito já se veja isto como uma virtude. A politica das conveniências!
No que a Lobbyes diz respeito pensava já tudo ter dito no comentário efectuado, mas para que não surjam dúvidas (em relação à minha opinião) apenas questiono se seria assim tão dificil para uma pessoa com a qualidade intelectual do FL integrar os quadros do PS ou do PSD. Afinal todos conhecemos a mecânica destes impolutos partidos: 1ºJota, 2ºcartazes, 3ºdeputado, 4ºministro ou administador de empresas públicas.
Quanto ao Oximoro, também não é da minha responsabilidade, pois senão veja-se outro tratado de Dezembro de 2005 “(Louçã) Continua a manter o discurso da moralidade, apoiado num tom de voz monocórdico, que não fosse o conteúdo da mensagem, diria só lhe faltar a batina preta para se confundir com um “papa-hóstias”. Aliás, por todo o sentido do texto se verificava a minha discordância com a comparação a um padre (do qual o titulo não é mais que uma ironia).

Duque de Espadas
Não pago a credos!

Aflige-me que haja pessoas capazes de ver a política como um dogma, mas infelizmente são muitos. Gostam de ser enganados! Eu, apesar de jovem, já deixei de acreditar na política seja ela ideologia de direita, do centro ou de esquerda. E deixei de acreditar porque procuro ser coerente comigo mesmo e a coerência é sempre o caminho da rendição.
Em todo o caso, na política como tudo da vida, há aqueles cujo ideias partilho, outros discordo, e outros que não consigo sequer ouvir. O Louçã é um desses!
Se o acusam de ser Trotskista, (não sei a quem presto este serviço pois não fui eu) não podia concordar mais. Afinal, não é ele o senhor da revolução permanente? Quanto a conotar com a moralidade, não vejo mal nenhum nisso pois qualquer político que se preze gostaria de ser acusado de tal. Ou será que não?
Quanto a estar à margem dos lobbies, eu diria que os lobbies é que estão à margem dele (excepção feita ao lobby gay!)!! Enfim, são perspectivas!
Referir só, que na escrita as figuras de estilo existem para enriquecer o texto. Conotar o Louçã com o clero, chama-se a isso Oxímoro.

Ás de Ouros
Mais uma vez o sorteio sorriu a Portugal para a Qualificação do Europeu 2008.

Portugal, Polónia, Sérvia-Montenegro, Bélgica, Finlândia, Arménia, Azerbeijão, Cazaquistão.

Ás de Ouros
O crime do Padre Louçã

Não, não sou nenhum Eça, nem há nenhuma Amélia (ou melhor, Soraia) nesta estória. Como figura principal deste romance temos um politico, que segundo certos cronistas e comentadores, tem tiques de padre e de moralista.
Se me é permitido discordar (é preciso ser-se educado para questionar o "status quo"), não compreendo como alguém que faz a apologia de crimes como a despenalização do aborto ou a liberalização das drogas leves pode ser conotado com o clero. Sequer entendo como lhe podem denominar "moralista". Pelo menos, nunca na dimensão judaico-cristã. Mais de acordo estaria se lhe epitetassem de "profeta do crime", "gangster", mas... moralista?
Depois acusam-no de ser Trotskista. Isto sim, é um verdadeiro atentado à inteligência de todos. Ninguém sabe bem o que isso quer dizer, mas sabemos que não gostamos. É que soa a qualquer coisa de mau... Talvez ali entre o Estalinismo e o Leninismo, que é coisa para Russos, povo atrasado, nunca para nós, personagens do primeiro mundo.
Por último, tem a ousadia de ter ideias e até de as expôr! Que dislate. E por muito que nos custe que ele tenha vencido o debate (até estes comentadores o reconheceram) com o sr Presidente da Republica, e demonstrado estar melhor preparado no terreno de eleição do PR, a Economia, para os comentadores, há-de ser sempre um falso, um hipócrita, que se tivesse oportunidade para governar seria igual aos outros (o que poderia dizer muito dos "outros").
Feitas as contas, o grande crime do padre Louçã (que por mero acaso é Doutorado em Economia e Professor Universitário) é ter coragem, ideias (boas ou más) e estar à margem dos lobbyes, tendo renunciado à militância num "grande" partido (o que lhe daria outro estatuto) e vindo constantemente a denunciar os escândalos dos Governos (de todos), que todos comentamos à boca pequena, mas aos quais apenas um se refere na Assembleia da Republica.
Porque todos os partidos tem os seus Pina Mouras, Dias Loureiros e Nobre Guedes. Por isso, para não matar a "galinha dos ovos de ouro", cala-se o critico. Por todos os meios.
É assim a vida num País onde se julgam intenções.

Duque de Espadas

quinta-feira, janeiro 26, 2006

Ostras, caviar e afins...

Tinha escrito em Dezembro que se Cavaco Silva ganhasse as eleições iria ser à tangente. Disse também que Manuel Alegre ficaria à frente de Soares e Jerónimo à frente de Louçã. Um dia depois de ter escrito isso, a sondagem do Expresso dizia precisamente o contrário. Cavaco ganhava confortavelmente, Soares ficava em segundo, Alegre em terceiro muito longe de Soares, Louça e Jerónimo empatados. Para minha satisfação, todos os meus prognósticos se verificaram.
Foi a primeira vez, enquanto votante, que fiquei 100% satisfeito com o resultado das eleições.
Na noite de eleições, vencedor só houve um, Cavaco Silva (se bem que o discurso de Louçã também tenha parecido de vencedor, mas a esse já lá vamos!).
Perdedores houve muitos!
Manuel Alegre, foi perdedor nas eleições mas vencedor de todas as expectativas, com mais de 1 milhão de votos!
Soares perdeu em toda a linha e saiu da política pela porta pequena. Não merecia, mas a verdade é que foi ele que se colocou nessa posição!
Jerónimo, a exemplo de Alegre, perdeu as eleições mas foi capaz de trazer uma nova imagem ao partido e roubar alguns votos à esquerda.
Louça, a par de Soares foi outro grande perdedor da noite! Perdeu as eleições, perdeu eleitorado mas manteve o discurso da moralização e do “orgulhosamente só” ou do “ninguém me compreende”! Aliás, falando de discurso, quem tivesse ouvido FL na noite das ilusões – perdão, eleições - e não soubesse ainda os resultados, ficaria com a ideia que o Bloco se não ganhou tinha andado lá perto!
Garcia Pereira, tal como alguém já aqui disse, empatou com ele próprio!
Ainda que não tivessem concorrido directamente às eleições, houve mais dois perdedores.
A esquerda, que não soube unir-se em torno de um candidato e aumentar as hipóteses de derrotar Cavaco Silva.
E o PS, na pessoa de Sócrates, que para além da triste figura que fez quando veio falar ao mesmo tempo que Manuel Alegre (coincidência, dirão alguns), atestou que a sua escolha de candidato não podia ser mais errada.

Mudando de assunto, gostaria de lembrar o Ás de Paus, em relação à substituição do Baia, que o Benfica tem nessa matéria muitos exemplos a dar. Moreira na época passada e Quim esta época!

Ás de Ouros

quarta-feira, janeiro 25, 2006

O escandalo sobre as declarações de um ex-jogador do Marselha sobre o facto de ter jogado dopado e bem dopado na final da Taça dos Campeões Europeus contra o MilanAC, está a gerar um conflito entre velhas glórias do futebol aqui em França. De um lado da barricada está Tapie e todos os jogadores que jogaram essa final, e do outro o proprio jogador que efectuou a denuncia - JJ Eydelie (não sei se está bem escrito) e Arsene Wenger, entre outros, que afirmam não estarem espantados com estas acusações. Este ultimo afirma que Tapie dominava todo o futebol em França,de todos os pontos de vista, o que não seria de espantar que o doping também fizesse parte das práticas habituais.
No entanto, se a minha memória não me falha, o Marselha de Tapie das grandes epocas, tinha uma força e uma velocidade impressionantes, chegando mesmo algumas equipas adversárias a porem em questão os metodos de Tapie e &. Lembro-me que quando o SLB os eliminou, no jogo em Marselha levamos um banho de futebol a todos os niveis. O Chris Waddle parecia o maradona, era impressionante...
Bem, o caso está a levantar grandes suspeitas por aqui e a UEFA via criar um inquerito para averiguar as afirmações de Eydelie.
Rei de espadas

terça-feira, janeiro 24, 2006

Engolir sapos...
Parece que José Veiga jantou com um ex-fiscal de linha durante este fds, digo desde já que este tipo de jantares me metem nojo. A noticia foi veiculada a uma rapidez, que de certeza que não foi o Diego que a transmitiu. A ideia era de influenciar a arbitragem do jogo com o Gil Vicente ou de colocar o sistema de arbitragem em alerta contra as investidas do Veiga.
A estratégia é de associar os recentes sucessos da equipa encarnada ao das equipas de arbitragem, de forma a abrir caminho à salvação dos Azuis das Antas, que começam a olhar para o retrovisor e verem que há uma equipa de futebol que tem o desplante de disputar o titulo de campeao nacional. Porque se associarmos os jantares entre dirigentes e ex-arbitros ou mesmo arbitros, então teremos que reconhecer que as marisqueiras de matosinhos prosperam à custa deste fenómeno e não é à custa do Benfica. Todos voces sabem das jantaradas entre dirigentes do FCP e não só... com arbitros e ex-arbitros, mas obviamente que nunca associaram esses jantares com os recentes titulos do FCP, obviamente que não, são meramente jantares entre amigos de infancia que se conhecem desde que sairam das saias das suas mães. Só pode...
Como a utilização do site do FCP para divulgar essas noticias não tem a mesma piada que escutar o Papa de viva voz, com a sua habitual ironia, eu proponho que essas noticias venham acompanhadas com um récito do nosso querido Papa em forma de ficheiro audio (simples não é), se possivel acompanhado com um poema do José Régio declamado a alta voz.
O problema é que o FCP após tanto ter investido e gasto tem obrigatoriamente de vencer este campeonato, de uma forma ou de outra, mesmo denunciando praticas (que eu detesto e me metem nojo) também diversas vezes praticadas por eles mesmo nas duas ultimas décadas. Estarão eles prontos a abrir o livro ? É que se quiserem falar de um apito encarnado terão todo o direito, mas dessa forma acabaria a primeira liga, estariamos todos na 3ª divisão, a contar os trocos.
Rei de espadas

segunda-feira, janeiro 23, 2006

Força

Sim, estamos muito fortes, é um facto. Não que seja uma força indiscutível, resultante das grandes contratações efectuadas, trata-se antes de uma força psicológica assente numa crença não absolutamente verdadeira de que efectivamente conseguimos esses mesmos grandes reforços. Se há 3 que são aparentemente inequivocos (Manduca, Moretto, Marcel), os outros estão por confirmar.
Mas a juntar a esses reforços, temos também o factor vitórias, a recuperação de todos os jogadores lesionados, a onda vermelha que no ano passado levou o Glorioso ao titulo, e não menos importante, a permanência de Simão. Realmente, entendo que Simão empresta uma grande capacidade à equipa, dotando-a de uma maior confiança, no que é comum nos predestinados. Daí, o medo que ele não saia espelhado por adeptos de outros clubes (até mesmo no Blog) e o receio de perder o capitão por parte dos benfiquistas. Porque nós não damos o nosso por tuta e meia a uns belgas de segunda...
Acrescento que é um crime deixar de fora do onze, jogadores internacionais como Karagounis, Micolli, Leo e Ricardo Rocha, entre outros. Craques que fariam as delicias de todos os treinadores da superliga, mas... qualidade a quanto obrigas!
Queria também comunicar que os Bombeiros Voluntários de Vila Verde se reunem no dia 25 deste mês em Assembleia Geral Ordinária. Porquê isto? Porque me apeteceu!

Duque de Espadas

domingo, janeiro 22, 2006

Crónica de uma eleições anunciadas - Versão Presidencial


19:00 - Cavaco vence à 1ª, Alegre vence Soares, Jeronimo vence Louçã, Garcia Pereira empata com ele próprio....

19:01 - Soares é acordado...Reage mal aos resultados, volta a adormecer...

19:02 - Cavaco reage com preocupação e alguma ansiedade. Uma vitória à primeira volta é sinal de uma grande expectativa popular...Está na altura de colocar mãos à obra. Algo que, convenhámos, verdadeiramente não fez nesta campanha...

19:03 - Louça promete a ele próprio..."Só vou a votos em 2012"

19:04 - Alegre decide abandonar a vida política...Liga a Soares, mas não obtém resposta...Mas como há sempre alguém que resiste, Alegre vai tentar novamente...

19:05 - Jerónimo está rouco...mas contente. O Bloco está a morrer, pensa ele...

19:06 - Soares é novamente acordado...Reage ainda pior aos resultados...O melhor é deixá-lo dormir...


Ás de Copas
Re-Start

Como um dos "sócios-fundadores" deste espaço, fico satisfeito, pelo regresso de dois comparsas...

O objectivo deste espaço é a discussão livre e se possível acalorada de opiniões, algo que sei ambos defenderem e compreender...

Vamos lá entar retomar a jogatina...


Ás de Copas
Percebe-se...

É um facto, uma pura evidência, notícia de última hora, abertura de telejornal mesmo, está localizada a febre do desespero nas hostes azuis...Os nossos amigos guiados que estão por uma presidência sem folêgo, atacam em todas as direcções...Nem Kafka faria melhor...

Percebe-se no entanto o desgosto...Uma equipa de qualidade sabiamente construida em 3 anos, está num ápice a ser despedaçada em nome de algo que verdadeiramente nos ultrapassa...Com as costas cobertas pelo Sr. PC, o Sr. CO baralha, parte, dá de novo...volta a baralhar e parte novamente...

Simbolizar o espirito azul por aquelas bandas actualmente é arriscado, e é matéria suficiente para um final de época a vegetar pelo banco dos suplentes...

O título desta Super Liga, torna-se assim para o SLB, apenas uma questão de paciência...e de muita coragem.

Porque os nossos jogadores sabem que acima de tudo podem honrar a camisola, "morrer" com ela no corpo, e respirar o ET PLURIBUS UNUM livremente, que não virá um qualquer holandês expulsá-los de sua casa, ao seu primeiro erro...

Actualmente essa é a nossa grande diferença, e essa é verdadeiramente a espinha na garganta na tal "moralidade"...


Ás de Copas

sábado, janeiro 21, 2006

Comunicado

"O clube que diz defender a verdade desportiva, de facto, não parece querer parar de nos surpreender. Como se não bastassem os esquemas e as contratações pouco éticas, agora exibe todo o seu descaramento ao sentar-se à mesma mesa para jantar com um influente ex-árbitro assistente.O director-geral do Benfica, José Veiga, esteve ontem a jantar com Devesa Neto no restaurante O Sapo, em Penafiel. À mesma mesa, sem pruridos, reforçando o despudor dos últimos tempos.O dirigente abandonou o estágio que a sua equipa está a realizar para o compromisso com o Gil Vicente para participar num repasto que, seguramente, não deve ter servido para conversar em exclusivo sobre da qualidade das iguarias. O Benfica, profissão de um e paixão do outro, terá dado para falar de muitos outros temas."

Ás de Ouros

sexta-feira, janeiro 20, 2006

Bem jogado Joker. Bom, agora que tudo fica como dantes...quartel general em abrantes... anuncio que a sena de paus agora é...baralha... parte...tiro por baixo...sem olhar... rei de espadas.
Ora bem, até já.

rei de espadas
Naturalmente a minha posição está reconsiderada.

Por solidariedade com a sena de paus também o Joker deixará de fazer parte do clube. Outra carta surgirá em sua vez...

O vosso ex-Joker
O ultimo dia da sena de paus... mas...


Não gosto de voltar atrás nas minhas decisões. Mas reconheço que esta manhã estava um pouco enervado com certas coisas no meu baralho (poucos trunfos) e ao ler o post do Joker não me pude conter e decidi acabar com a minha colaboração. Na verdade, as polémicas são o sal de qualquer bom debate e esta ultima pareceu-me um pouco injusta ou fora do contexto. Não gosto da polémica só pelo prazer de embirrar com alguém, às vezes uma ou outra picadela têm piada, mas detesto o confronto constante.
Assim sendo, reconsidero a minha posição e apelo a que o Joker também reconsidere a sua. Só nessa condição (retorno do Joker) é que regressarei às"postadas" do nosso clube. Caso o Joker aceite revenir sobre a sua demissão (espero sinceramente), escolherei uma nova carta para assim continuar a usufruir do prazer que é fazer parte do "clubedasueca" mudando um pouco a atitude da minha escrita, sem obviamente mudar o fundo daquilo que penso e sinto.




A vossa ex-sena de paus
Um apelo de um blogger

Por diversas vezes, li aqui comentários dos quais discordei. Alguns, mais não foram do que respostas a opiniões que sustentei neste espaço de discussão.
Todavia, e porque entendo que isto é isso mesmo "um espaço de discussão", e não um qualquer aparelho politico ou clube desportivo em que não seria salutar a discordância, aceitei essas mesmas opiniões e procurei até centrar-me nos seus méritos. De facto, da "discussão nasce a luz" e creio ser motivador enfrentar o desafio de perseguir um fito comum, ainda que atalhando por caminhos distintos.
Feito este intróito que entendi relevante, gostaria de apelar ao bom senso da Sena de Paus e do Joker, de modo a que reconsiderassem a sua decisão de cessar a inestimável colaboração que vinham concedendo ao Blog, tendo contribuido com as seus doutos considerandos (a Sena há mais tempo, o Joker mais recentemente) para alguns dos melhores momentos deste Blog.
Perdoem-me a imprudência da opinião, mas se pensassemos todos de modo idêntico e não houvesse alguma polémica, "isto não tinha graça nenhuma".

Duque de Espadas
Antes de mais, e pela antiguidade dos posters, quero anunciar a minha retirada, espero em vez da da sena de paus.

Sinto-me grato pela participação na medida em que reagi sempre, e sem medos, que me parecia pertinente um outro ponto de vista. Naturalmente, e como o próprio nome indica, um clube é feito de cartas e a antiguidade de algumas eu não quero negligenciar. Assim, retiro-me.

Mais uma vez obrigado pela oportunidade, e porque um joker não sai sempre,

Adeus,

Joker
E já agora...
O sr. Joker não percebeu um pataco do que foi escrito por mim no post anterior. Se cada vez que escreve é para criticar o que foi dito anteriormente e de forma enviesada, com um estilo "politica de freguesia" muito caro às juventudes partidárias mais vale escrever nos comentários, pois evita aos leitores do blog de terem de levar com sua clarividencia. Peço desculpa aos outros bloggers, mas acabo a minha contribuição a partir de hoje.
sena de paus

quinta-feira, janeiro 19, 2006

Clubedasueca

Pois, isso é que era bom...

Escrevo porque a discussão na net deve ser lida com atenção e porque a escrita não deve ser mal intencionada. Ambos, leitos e escritor, são aqui responsáveis pela honestidade intelectual.

Repare-se só no que se andou a discutir até às eleições presidenciais: os poderes do presidente. E a conclusão permanece unânime: quase nenhuns. No entanto andou-se a tentar dar-lhe poderes que os candidatos nem querem....mas isso não vem agora ao caso.

Todo esse processo é politicamente sujo e desleal para os eleitores mas são eles próprios que têm a palavra no dia 22.

Agora tentar aliar um presidente que ainda não foi eleito (ou acham que a postada anterior se referia a Alegre ou Louçã) , aos sucessos ao nível económico que este governo tem atingido acho que é mal intencionado. Tenta-se aqui aliar um rumo e um conjunto de boas iniciativas (ikea, glp, edp...) para um país a alguém que nos últimos 10 anos tem andado alheado dele...

E aí faço minhas as palavras de Miguel Esteves Cardos: "quanto mais uma pessoa se abaixa mais se lhe vê o cu (...) mas será que é preciso mostrar as calcinhas?".

Joker
Aquilo que um presidente não pode dar


Parece-me que o próximo presidente eleito, seja ele quem for, vai ser julgado como um qq governo. Se os resultados económicos forem bons, a sua recandidatura parece assegurada(neste caso Sampaio nunca teria conquistado o segundo mandato), se forem pessimos será directamente responsabilizado ao lado do governo pelo fracasso. Pela primeira vez esta associação será realizada, o que poderá influenciar durante alguns anos as candidaturas e as expectativas em relação a qq eleição presidencial e ao presidente então eleito.


Sena de paus

quarta-feira, janeiro 18, 2006

Turismo como subsistência da economia

Ao contrário do que muitos portugueses pensam, e incluo neste lote os nossos governantes, o Algarve deixou de ser, desde à alguns anos, uma fonte de riqueza e exploração do turista estrangeiro. Actualmente o típico turista do Algarve é o português de Lisboa ou do Norte que na época da Páscoa, Carnaval, ou fim-de-semana prolongado, vai passar uns dias com a família e amigos para uma zona cuja única vantagem é ter sol q.b. e praias com água quente. Não quero com isto dizer que o Algarve não é procurado pelos estrangeiros para jogar golfe e até mesmo fazer praia, no entanto, longe vai o tempo em que era mantido pela Libra ou o Marco.Para o nossos governos, é ponto assente que Portugal deverá apostar no turismo como fonte de rendimento da nossa economia, no entanto, pergunto-me se a nossa oferta turística não será demasiado idêntica à espanhola, que tem a vantagem de ser mais barata e com mais oferta. Ora se assim é, a solução passa por reinventar as nossas ofertas turísticas com sol e praia mas em locais diferenciados, e nesse ponto não podia estar mais de acordo com a sena de paus, é preciso garantir que a Costa Alentejana não seja invadida pelo betão. Esta circunstância será, não só um atentado ambiental, mas também económico já que a beleza e atractividade da costa Alentejana está nas suas paisagens genuínas e selvagens, e ao contrário do Algarve, as águas da costa Alentejana são gélidas e não me parece que sejam um atractivo para o turismo.

Ás de Ouros

terça-feira, janeiro 17, 2006


O Crime do Padre Amaro.


Filme português mais visto de sempre. Porque será?



Abraço, quatro de espadas!
Notícia de última hora....Gouveia poderá estar a caminho do Benfica!!!!Pré-acordo será anunciado após todos assistirmos ao próximo Gil Vicente-Benfica. Tudo o que possa ter acontecido até à data é mera coincidência!!!!

segunda-feira, janeiro 16, 2006

Urgente!!!


Não, não é para dar sangue! Pior!
Faltam cerca de duas semanas para o fecho do mercado de transferências e não há empresário nem sequer um jornal que consiga vender o Simão!
Peço encarecidamente a quem tenha um empresário amigo, ou a quem consiga uma boa primeira página num jornal desportivo, para que por qualquer meio se volte a falar no interesse de grandes clubes europeus no pai da Mariana. Com a insistência de todos alguém lhe há-de pegar!
Isto ameaça tornar-se um problema sério! O próprio jogador, a notar pelo actual penteado, deve andar desesperado, bem como Veiga e Vieira que de tudo já fizeram para despachá-lo! Já houve quem o tivesse posto sentado num avião pronto para partir, mas raça do piloto, devia ser do F.C.P.!
Vamos todos ajudar! Se fosse um bom jogador vocês não ajudavam?


Abraço, quatro de espadas!
Grandola vila betonada... o trolha é quem mais ordena..

O texto que decidi copiar tem a intenção de lançar o debate neste blog sobre a algarvização da costa alentejana. Um problema que abordei nos primeiros dias deste blog e que me é bastante caro. Se todos parecem de acordo que no futuro se distinguirão os mais capazes (pessoas, comunidades, empresas e países) e aqueles que poderão propor algo de inovador ou mais "bem feito". A simples capacidade de trabalho ou sacrificio terão o seu peso, mas a verdadeira selecção estará na novidade e originalidade da oferta. A questão que coloco é a seguinte:

Será que se enchermos de betão um dos unicos locais ainda selvagens e emblemáticos da nossa costa, estaremos a dar um passo em frente na evolução do país (receitas turisticas, emprego, etc.) ou estaremos a renunciar ao principio de originalidade que atrás referi ?

O texto é retirado do site da Quercus, uma associação de defesa e protecção do patrimonio natural, que todos vocês devem conhecer. Não tenho nenhuma ligação à Quercus, mas parece-me pertinente a sua argumentação em relação aos empreendimentos turisticos previstos no concelho de Grandola.

Aqui vai...


Assalto ao Litoral Alentejano - 70 mil camas previstas; Integridade da Rede Natura 2000 ameaçada
Depois do projecto de loteamento da Costa Terra e do respectivo campo de golfe, que prevê a ocupação de 276 hectares (ha) no Sítio da Rede Natura 2000 “Comporta/Galé” (PTCON0034), no Concelho de Grândola, termina hoje a discussão pública do estudo de impacte ambiental de mais um projecto de loteamento no mesmo Sítio – o da Herdade do Pinheirinho.
Herdade do Pinheirinho e Costa Terra: Quase 10 mil novas camas e 2 campos de golfe em 3 km de costaO loteamento da Herdade do Pinheirinho representa a ocupação de uma área de 200 ha que permitirá a instalação de mais de 2.900 novas camas que se somam às mais de 7.000 previstas no loteamento da Costa Terra, ambos localizados ao km 18 da EN 261 entre Melides e Pinheiro da Cruz.No seu conjunto estes dois projectos, numa extensão de apenas 3 Km de costa classificados como Sítio Natura 2000, prevêem 410 moradias, 3 hotéis, 10 apart-hotéis, uma estalagem, 7 aldeamentos/apartamentos e 2 campos de golfe, entre outras infra-estruturas, estando já construído na mesma faixa um aldeamento e um parque de campismo. Estes empreendimentos estão integrados no Plano de Pormenor das Fontaínhas, já ratificado em Conselho de Ministros mas que viola a Directiva Habitats (Directiva 92/43/CEE) por não ter sido sujeito a avaliação de impacte ambiental ou de incidências ambientais.Planos de Pormenor sem a obrigatória avaliação de impacte ambientalEm Julho de 2004 esteve em discussão pública o Plano de Pormenor da Costa de Santo André, concelho de Santiago do Cacém, que prevê a implantação de três hotéis, um aldeamento turístico, um complexo desportivo, o aumento da capacidade do parque de campismo existente e inúmeros imóveis de 2ª habitação que representam mais de 2.000 camas para esta zona integrada no mesmo sítio da Rede Natura 2000, num processo que também não contemplou o obrigatório estudo de impacte ambiental nem o parecer do Instituto de Conservação da Natureza.A avaliação de impacte ambiental, ou de incidências ambientais, destes e de outros planos e projectos não está a ser efectuada de forma adequada e de acordo com o previsto no Decreto-Lei 140/1999, de 24 de Abril, alterado pelo Decreto-Lei 49/2005, de 24 de Fevereiro. O estudo dos impactes ambientais destes projectos não contempla os seus efeitos cumulativos através de uma avaliação conjunta e, por outro lado, não prevê soluções alternativas à sua localização. Por outro lado, os planos não foram sujeitos a avaliação de impacte ambiental e portanto não cumprem com o previsto na lei.Integridade do sítio da Rede Natura “Comporta/Galé” está ameaçadaA pressão excessiva provocada pelos empreendimentos turísticos previstos é incompatível com a necessidade de manter a integridade deste sítio da Rede Natura e constitui uma ameaça real a um modelo de desenvolvimento sustentável desejável para uma região que ainda vai a tempo de evitar os mesmos erros já cometidos noutras regiões do país, nomeadamente na costa Algarvia.70 mil camas no Litoral Alentejano é insustentávelA QUERCUS reuniu a informação disponível sobre o número de camas turísticas e residenciais associadas aos empreendimentos previstos, ou já em execução, e concluiu que poderão ser instaladas cerca de 70.000 camas em todo o Litoral Alentejano nos próximos anos. Se juntarmos o número de lugares disponíveis nos nove parques de campismo, com capacidade para receber cerca de 40 mil pessoas, atingimos níveis preocupantes de ocupação de uma área muito sensível e vulnerável em cujos valores naturais interessa preservar.O número e dimensão dos empreendimentos turísticos e imobiliários previstos, ou já em execução, no Litoral Alentejano têm como consequência a reprodução de um novo Algarve, situação incompreensível tendo em conta que é unânime que esse é um modelo errado. É evidente que o caminho que está a ser seguido é incompatível com a preservação dos valores naturais que interessa preservar no Litoral Alentejano e constitui também um modelo insustentável de desenvolvimento económico e social.Lisboa, 20 de Maio de 2005A Direcção Nacional da Quercus- Associação Nacional de Conservação da Natureza




Fico à espera da vossa opinião


sena de paus

domingo, janeiro 15, 2006

Modus Operandum

A exemplo do que se passou no caso de Fontes, ex-jogador do Vitória de Setúbal, na próxima semana será apresentado na Luz o ex-jogador da Académica, Marcel.
A coincidência nestes dois casos é por demais óbvia. O jogador entra em litígio com o clube, depois o Benfica joga para o campeonato com esse mesmo clube, e no decorrer da semana seguinte anuncia a contratação do jogador em litígio!

Ás de Ouros

sexta-feira, janeiro 13, 2006

Chamem o 114


Atenção...Hoje fala o Presidente...Vai-se despedir de todos nós, e quem sabe até opinar sobre o "estalo" do momento. O homem do momento, Vitor Dinis, o nosso herói, transmontanto, bom homem, bom garfo, enfim, um amigo como sempre quisemos ter, vê atentamente e bebe as palavras do Presidente, como quem bebe uma boa e gelada cerveja. No balcão da tasca Montalegrense, discute-se o futuro do País, do Estoril, do Alverca, numa amena cavaqueira, que termina com o discurso do Presidente...

XIU!!!Ta a falar o Presidente!!!! Que Presidente?? O velho ou o novo??Ninguem responde...

Entretanto o viajado Pinto da Costa, rejuvenescido para a vida, dá voltas à cabeça...principalmente sobre o lateral esquerdo a contratar...Pensa no Branco, Vlk, Esquerdinha, mas começa a inclinar-se para um tal Leandro...As cadernetas dos cromos sempre dão algum jeito, mas lá no fundo, o que lhe ocupa o pensamento é a próxima viagem nupcial....Falaram-lhe das Berlengas. Ele analisa e sonha.

José Manuel, homem do seu couro preto, ainda sente a mão dorida e não pára de se queixar sobre a robustez do rosto do Sr. Dinis...O homem tinha uma ossada pesada, pensa ele...Se soubesse não tinha ido ao aeroporto, naquela fatídica manhã. Além de ter ganho "cadastro social" ficou com a mão afectada...Era bom que não tivesse ido...Nós, os benfiquistas tinhamos agradecido esse favor. É que nós não estamos ainda habituados a estas coisas...Agressões, arruaça, enfim...

Quim em sua casa, é um homem destroçado...Em 48 horas, passou de heroi a suplente, apenas por um tal brasileiro, católico, alto, e até talvez desengonçado, lhe ter roubado o lugar...O tempo corre a favor de Quim, pois a história e o tempo darão-lhe razão. Pena é ele não saber disso...


Ás de Copas


PS nº1: Pedro Proença está eufórico com as contratações do Glorioso. Do alto do seu benfiquismo continua a acreditar numa gracinha contra o Liverpool, pois para ele o título está no papo...

PS nº2: Benvindo Joker...

PS nº 114: Lá estou eu a pegar com o 114...114 é a classificação obtida por um ex-campeão europeu, e até mundial num ranking anual. Surpresa? Alguém falou em surpresa?

quinta-feira, janeiro 12, 2006

Pessoal famalicense:

A partir de agora se tiverem com dores na unha, apareçam nas urgências. Precisamos de aumentar a média de utentes do nosso hospital. Agora mais a sério, custa-me a acreditar que as urgencias do hospital de Famalicão sejam encerradas. E não teremos mais do que 25 pacientes por noite ?
Concordo com a racionalização dos meios na saúde, mas talvez se deva começar por avaliar as relações muito escuras entre os médicos e a industria farmaceutica, responsaveis pela prescripção de muitos medicamentos comparticipados pelo estado e sem algum fundamento clinico. Talvez fosse melhor começar por aí...


sena de paus
Inquietações II

Segundo algumas notícias vindas a público - que carecem de informação mais precisa - decorre um estudo para avaliar a viabilidade de encerrar as urgências dos hospitais que tiverem menos de 25 utentes no período da noite e que estejam asseguradas por um hospital no raio de 30kms.
Não sei qual é o período da noite, nem quantos “clientes” tem, mas consta que o Hospital de Famalicão será um dos afectados pelo controlo de custos do Ministério da Saúde. Quer isto dizer que um doente com um AVC ou um enfarte terá que aguentar 20min entre a vida e a morte, até que seja transportado ao Hospital Distrital de Braga!
Quando penso que já vi de tudo, eis que o Governo de Socrates me consegue surpreender!

Segundo fontes próximas do governo, esta medida tem como objectivo procurar que os cidadãos não cheguem à idade da reforma, evitando a falência da Segurança Social, assim como estimular a actividade económica das funerárias!

Ás de Ouros

quarta-feira, janeiro 11, 2006

A nossa discussão sobre o poder de influencia do presidente da républica está ao rubro. Mas enquanto houver rapazes como o Presidente da Metro de Lisboa (Mineiro Aires) que adjudicam uma obra sem concurso publico a uma empresa presidida por ele mesmo com o custo de 1,8 milhões de euros e essa mesma empresa sub-adjudique a mesma obra a uma terceira empresa por 1,5 milhões de euros, não vamos a lado nenhum. Fico com o sentimento que quase ninguém está nos altos cargos do serviço publico ou em altos cargos politicos de forma honesta e sem segundas intenções, procurando restituir a confiança que o povo lhe deu. Existe sempre a tentação de enganar o parceiro, e de tantas vezes que os actos ilicitos são realizados, os próprios acreditam que nada de mal fizeram, como se uma mentira mil vezes repetida se tornasse na verdade de hoje. Mesmo que os seus actos sejam totalmente legais (?)(pertence a uma empresa privada...); será que esses 300000€ que voaram não poderiam ser melhor utilizados no melhoramento dos transportes e da segurança. No minimo, de gestão danosa poderá ser acusado pelos seus pares ou por quem de direito...
Esperemos pela investigação...
sena de paus
Crise de Salvadores

Quando se fala de fazer avançar o País por via de um poder presidencial activo e naturalmente executivo - sim, porque não há meio termo - , ou não sabemos o que dizemos ou falamos em alterar a Constituição.
É que contrariamente ao que propalam os media de ocasião, não há salvadores fora do Governo. Até nisso estamos em crise. Por isso, o minimo que o Prof. Cavaco - em tempos de comadres desavindas (convenientemente amicíssimas no momento), Sr.Silva - tem a fazer é deixar governar, já que não há magistratura de influência que nos valha.
Sim, porque uma coisa é estar vigilante e impedir arbitrariedades que possam suceder outra bem diferente é definir politicas e gizar estratégias de futuro. Isso é tarefa digna de um Platão ou até de um Sócrates.
Uma palavra para a autonomia do Prof. face ao PSD. É curioso que um candidato que tão modestos rendimentos declarou ao T.Contas surja agora com o maior orçamento da campanha, que como faz questão de referir, não tem 1cêntimo do partido. Quem são estes mecenas que patrocinaram a empreitada (desculpem-me o termo ambiguo) do Prof ? Porque o fazem (e logo em tempos de crise)? Ainda dizem que há falta de confiança nos politicos.... Ah! Mas este não é politico!

Duque de Espadas
No lugar de Marselha coloquem Milão AC...


sena de paus
O dever do voto...


A ideia de que a abstenção é uma forma de interferir nas decisões do país só ocorreu ao nosso muito iluminado Nobel José. Pelos vistos parece ter influenciado muitos dos seus camaradas de pensamento. Atendendo aos mais recentes comentários, as eleiçoes presidenciais são um mero exercicio académico que visa eleger um tipo que será o "yes sir" do exmo 1º ministro. Já agora, porquê eleições presidenciais ?
- Talvez o ideal fosse o 1º minsitro nomear o presidente da republicade forma a poder governar(?) tranquilamente, fazendo do nosso país uma espectacular excepção. Talvez seja isto q que alguns chamam fazer avançar o país...


Nesse caso... prefiro ficar quieto com o meu fato de emigrante sazonal... a observar as iluminancias da nossa nova elite(?) politica.

Por a minha memória não ser curta, nunca me esquecerei da festa na Avenida dos Aliados(evidentemente de adeptos do Marselha e do PSV) quando o glorioso foi derrotado nas duas ultimas finais da Taça dos Campeões Europeus...

sena de paus

terça-feira, janeiro 10, 2006




















No comments Sr. Koeman

O problema do país

Naturalmente chegamos à conclusão, e para isso bastará analisar com um critério mínimo o que tem sido escrito neste blog, sobre qual o real problema do país: a memória. E esta questão da memória é tão mais ampla que nos faz sempre discutir os problemas do dia-a-dia, aqueles de que nos lembramos, ao invés de olharmos mais abertamente para questões do âmbito realmente nacional.
E dirijo-me apenas aos últimos comentários para que possamos com facilidade constatar o facto.
Um dos últimos comentários anuncia o principal adversário do professor cavaco rumo à cadeira de Belém: a abstenção. Uma análise simples, por passos, levá-lo-á, ao leitor, a perceber o porquê de aqui vir escrever. Naturalmente, por definição, um Presidente de direita, levantará maiores problemas a um governo de esquerda (isto se quiser ser - como o professor cavaco indica - interventivo). Então não seria natural, numa altura em que o governo de Sócrates tem sido tão elogiado por levar a cabo reformas por que todos almejávamos, votarmos num presidente que o pudesse levar a potenciar um pulso forte no rumo do país?? Mas não, vamos votar todos no já chamado "pai do monstro".
E aí entra a questão da memória: será que já foram esquecidos os erros do passado (que eu diria recente)? Será que o facto de estarmos finalmente a ver um rumo, ainda que curto, na direcção do país não nos deveria levar a darmos a nossa ajuda? Pior do que isto, só acreditar tão fortemente que a solução está à vista, no professor cavaco, e não podermos dar-lhe um empurrão…

Pois, todos queremos ganhar mas ninguém quer perder…

A abstenção ainda é uma forma de votar e é uma forma de nos exprimirmos quando não estamos satisfeitos. E se esse é o principal adversário do professor é porque ainda há quem não esteja crente nas soluções apresentadas, não é para os emigrantes sazonais…

Ainda no âmbito do referido, não será falta de memória virmos agora brincar com os clubes que já tanto deram ao futebol português, com vitória internacionais recentes e presenteadas por todos?? Isto quando, para além do mais, nós temos um clube grande e que só o amesquinha estes olhares de trejeito?
Não será também falta de memória?
Falta de memória em relação ao que nos gritavam ao ouvido e à raiva que sentíamos? Mas agora estamos a fazer o jogo dos outros…

Realmente também estou a discutir as notícias de ontem mas apenas por considerar que jovens interessados e cultos se deveriam preocupar em ser o motor de um novo Portugal com oportunidades e futuro, económico, social e político.


Joker

segunda-feira, janeiro 09, 2006

Cavaco VS Abstenção

Neste momento o maior e quase unico adversário de Cavaco Silva chama-se abstenção. O doutor Soares, para muitos, o pai da nação (...) é neste momento uma espécie de "mais um" que esgrime argumentos para chegar ao mais alto cargo do nosso regime democrático. Segundo as últimas sondagens, tem somente duas vezes mais votos que Jeronimo ou Louça e se somarmos Alegre com qq dos dois candidatos mais à esquerda Soares perde claramente. Vistas as coisas, só um desleixo dos possiveis votantes de Cavaco poderá evitar a sua vitória à 1ª volta. Dá que pensar...
Pela minha parte vou ser obrigado a fazer parte da abstenção, já que o nosso sistema democrático não permite o voto por procuração (previsto em França e noutros paises) ou o voto por correspondencia (só permitido aos militares); a unica forma de votar seria de alterar a minha residencia e obter um cartão de eleitor no consulado de lyon...sabendo que dentro de um ano já cá não estarei. Objectivamente o nosso sistema eleitoral está bastante atrasado em relação à crescente mobilidade dos cidadãos. E não é preciso nenhum choque tecnológico para resolver este problema. Bastaria que usassem os números de BI para identificar os cidadãos,recorrendo a um sistema informatico de base, pouco complexo.
Mas o direito de voto em relação aos TGVs e OTAs é pouco importante...

é pena




Sena de Paus
Inquietações I

O candidato à Presidência da Republica pelo bloco de esquerda declarou sentir-se indignado pelo facto da Selecção Nacional ser patrocinada por uma marca de cerveja. Será que se fosse patrocinada por uma marca distribuidora de “canabis” já não haveria problema?

Ás de Ouros

sexta-feira, janeiro 06, 2006

Contratações

Ainda bem que estamos todos (adeptos de vários clubes) de acordo: voltamos aos bons velhos tempos do Glorioso.
De facto, comprar bem e barato nem sempre é facil, mas a dupla Veiga/Vieira que tanto tem dignificado o clube esforçando-se por devolvê-lo aos grandes palcos, tem-no conseguido. Exceptuando Marco Ferreira, os restantes parecem ser claras mais-valias e possibilitarão a Koeman ter mais soluções.
Porventura 4reforços nesta altura parecerão muitos mas se atendermos que não iniciamos a época com 35 jogadores (?!?), nem são assim tantos - ainda faltam 12 para atingirmos este numero, visto outros 4 terem saido.

A entrevista anual

Aconteceu... o costume! Por volta do meio do ano aparece o Santo Padre com a sua tipica bonomia a vomitar meia duzia de frases ensaiadas (será moda?) que visam atingir o inimigo mortal (o dos cânticos nos golos).
Mas numa análise mais atenta, reparamos que Sua Senhoria disse pérolas como esta "... Maciel não jogou porque o Leiria não quis". Ficamos todos a saber que Jorge Jesus e Maciel são disléxicos, querendo o treinador referir na véspera do jogo que não contava com o jogador e este que não queria jogar. Foi apenas um não que eles não disseram (ou será que disseram e a imprensa de Lisboa omitiu?) porque a dislexia não permitiu que eles o fizessem. Maciel jogou todos os jogos até então por caridade de Jesus...
Mas como a sanidade não abunda, não ficou o Ilustre Personagem por aqui. Afirmou sem receios que "... o Porto nunca esteve interessado em Moretto". Conclusão: há uma cabala anti-Papa de cariz internacional! De outro modo não se compreenderia que um individuo com tiques senhoriais da Idade Média se intitule "pai" do servo da gleba "Moretto" e tivesse dito que ele tinha tudo acordado com o F.C.Porto e que só aí poderia jogar. Por outro lado, diga-se que andou mal o presidente do Benfica com toda aquela "encenação" (nas palavras do Senhor) no Brasil - daí o internacional- pois com isto só conseguiu que a opinião pública ficasse a achar que a demência assenhorou-se do Pinto e que estas entrevistas deviam era ser passadas no boletim do Magalhães de Lemos e não num jornal imparcial como "O Jogo", do amigo Manuel Tavares.
Enfim, muito mais haveria para dizer acerca da entrevista, mas como não se deve bater em quem já esta de joelhos, vou ser piedoso.

Ps: será que o Porto não compra jogadores porque gasta alguns milhões com os directores da SAD? Atente-se que é uma opção legítima.

Duque de Espadas

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Memória fraca

Alguém se lembra de ter visto o FCPorto no sorteio dos oitavos de final da liga dos campeões deste ano ?
Das duas tres:
-Ou ficaram isentos...
-Ou talvez tivessem sido eliminados... hipótese pouco provavel pois a epoca portista tem estado a correr pelo melhor... segunda consta neste blog.
-Ou desistiram da liga dos campeões (com carta registada enviada à UEFA entregue em mão pelo irmão do Adelino Caldeira e pelo agente Diniz) para se dedicarem ao objectivo principal - o campeonato.

Quem é que soma para o ranking UEFA ?

O argumento do ranking da UEFA tantas vezes utilizado como arma de arremesso pelos adeptos portistas, parece em queda... porque será ?



Sena de paus

terça-feira, janeiro 03, 2006

Muito mais do que um sinal dos tempos.....

Mais do que um sinal dos tempos, este é....para grande satisfação de toda a família portista....um regresso aos bons velhos tempos do Glorioso!!!O certo é que a frustração ainda paira sobre as hostes encarnadas dado faltarem ainda seis contratações para formar um novo onze!!!!Uma vitória (merecida e pelos vistos financeiramente invejável) sobre o Man United trouxe de volta toda a presunção algures esquecida...sentimento que aliado à convicção de que estamos perante um regresso em pleno do Benfica Europeu de há cinquenta anos trará novos dissabores a breve prazo, ainda mais quando a qualidade dos reforços encarnados se apresenta como " mais do que questionável". Senão vejamos: Marco Ferreira é suplente do Penafiel, actual último classificado da Superliga e visto pelos adeptos mais optimistas como "melhor que o João Pereira", elogio muito pouco abonatório; Laurent Robert, à semelhança de outros colegas de profissão, ingressa no Benfica aos 32 (!!!) anos de idade, vindo do antepenúltimo classificado da Premier League onde se encontrava a jogar emprestado pelo mediano Newcastle. Robert conta no seu palmarés com, imagine-se, uma "Taça das Confederações" em 2001 ao serviço da França, onde a sua utilização presume-se tenha sido determinante; Moretto, se algum dia vier a vestir a camisola do Benfica, dificilmente justificará os custos com viagens ao Brasil e contratações de gorilas para distribuição gratuita de violência. Benefício da dúvida para o Manduca e o Fonte (acerto de contas fruto de negócios recentes com o Vitória e que não vale a pena questionar, um pouco na linha do que no ano transacto se passou com o Estoril Praia).
Assim, é com alguma satisfação que vejo o FCPorto finalmente a ter um pouco de juízo no planeamento das suas aquisições e, no fundo, a fazer fé do velho ditado "em equipa que ganha não se mexe!!!".
Saudações ao início da 2.º assalto!!!

Notícia de Última Hora!

Depois de Marco Ferreira, o Benfica equaciona a contratação de Folha! O estremo esquerdo que actuou no FCP, poderá ser o quarto reforço dos encarnados neste defeso. Mais um golpe de LFV que no espaço de duas semanas roubou 2 glórias do FCP!

Agora mais a sério...

O Presidente da Republica convocou o Ministro da Economia para explicar os negócios por detrás da entrada da Iberdrola nos órgãos sociais da EDP. A Iberdrola é a principal concorrente da companhia eléctrica nacional no mercado da Península Ibérica, e o que está em causa, é a convivência entre os interesses da empresa espanhola e os interesses da EDP que a mesma empresa também representa. Até o mais incauto consegue perceber este conflito de interesses, menos o Ministro Manuel Pinho!

A teoria da conspiração...

Acontece que este negócio tem meandros mais obscuros.
1- A entrada da Iberdrola na estrutura accionista da EDP foi autorizada pelo então Ministro das Finanças e Economia, Pina Moura.
2- Após arruinar as finanças e sair a destempo do Governo, Pina Moura foi nomeado administrador da Iberdrola em Portugal.
3- Entretanto, nas ultimas eleições, Pina Moura foi nomeado deputado da Assembleia da Republica pelo PS, desconhecendo eu, se mantém funções na presidência da Iberdrola Portugal.
Fazendo uma resenha histórica dos acontecimentos, chegamos à conclusão que Portugal está a saque e que Manuel Pinho é um joguete nas mãos dos interesses privados.
Como será isto possível?

Justiça em Portugal

A Justiça em Portugal assemelhar-se cada vez mais à justiça de um país de 3.º mundo, em que a lei é imposta pelo mais forte. Senão, vejamos os recentes acontecimentos no Aeroporto de Lisboa quando 4 capangas a soldo dos cobardes dirigentes do Benfica ameaçaram fisicamente um passageiro português, com a condescendência das autoridades policiais, que assistiram a tudo de camarote!

Ás de Ouros
Moretto ou o inicio do fim...

Lembro-me bem dos tempos em que, das formas mais torpes e vis, o Benfica, comandado por colarinhos brancos à procura de reconhecimento público, via-se subtraido de sucessivos jogadores que eram resgatados para os espertos do Norte, liderados com inegável astúcia e sabe Deus mais o quê, pelo decano Papa. Acreditei que com Moretto também assim sucederia.
De facto, o Porto tem mais dinheiro, e coisa tão importante nos nossos dias, controlava o empresário e o "pai do futebol" do jogador (o que é isso?).
No entanto, o "filho" renegou o "pai" e o empresário e assinou traiçoeiramente pelo eterno inimigo - sim, o tal dos cânticos nos momentos de euforia. Foi irónico, tanto ou mais que os comentários que caracterizaram os momentos felizes do Papa e agora mais não constituem do que desesperadas tentativas de "tapar o sol com a peneira" dos erros consecutivos e acalmar a ira dos sócios.
O que sucede, para quem ainda não percebeu, é que os tontinhos agora moram noutro lado e querem é aparecer nas revistas cor-de-rosa a exibir jovens troféus, ainda que comprados nas lojas do chinês ou do Reinaldo.
Por isso, Moretto é muito mais que um mero reforço. É um sinal dos tempos.

Duque de Espadas

segunda-feira, janeiro 02, 2006

Negócios…


Abriu-se o mercado de transferências para gáudio de jornais e empresários! O SLB até agora lidera com quatro contratações. Duas excelentes para as alas laterais! Jogadores com provas dadas, que conhecem muito bem os relvados e alguns pelados portugueses e que já foram ídolos em grandes clubes como o Feirense, Esposende, Vimioso… E outras duas, estas menos sonantes, mas bastante polémicas. Chumbita Nunes, pessoa idónea e que todos devemos respeitar por ter cumprido com todas as suas obrigações, não deixando até agora nenhum jogador do Setúbal passar fome, cedeu ao Benfica a custo zero Fonte e três pontos, pois na semana do jogo com o Benfica perdeu o treinador e meia equipa. Mais, fez questão sempre de dizer que queria vender o jogador Moreto ao SLB e que tudo iria fazer para consegui-lo. Lá terá as suas razões, mas perpetuar-se-ão duas atitudes dignas de um grande sócio! Para embelezar o enredo, qual Dumbo, Vieira voou até ao Brasil e numa atitude heróica resgatou um jogador que com a mesma honra que tinha assinado um contrato 5 dias antes com a Unifoot, lhe jurou que a sua vontade era mesmo vir para Lisboa. Enfrentou ameaças à sua vida, pois o empurrão que sofreu foi violentíssimo e grande pulha esse Diniz, ainda tentou que o presidente não embarcasse. Não se faz! Como diz Vieira “passaram-se coisas gravíssimas”. Mas trouxe-o, desembarcou e seguiu para a Luz, não tendo tempo para ver a recepção de boas vindas que teve Diniz, por parte de um grupo de benfiquistas que por ali tinham resolvido almoçar. E apresentou-o. Agora esperemos que este circo vá servir para alguma coisa!!!

Das três contratações que fez o clube do leão, penso sinceramente que só uma irá vingar. E essa será o Abel. E se isso acontecer o Sporting não terá hipóteses na luta pelo título. Vicissitudes de quem não tem dinheiro para comprar tendo que se limitar ao que os outros tem em excesso ou em sub-rendimento. No entanto, às vezes aparecem agradáveis surpresas!

O FCP, e muito bem penso eu, não tem necessidade de reforçar a equipa agora. As necessidades são prementes, mas não é bom para um plantel ter 3 defesas direitos, ou 5 centrais, ou 6 avançados. O plantel foi mal pensado e algumas contratações mal feitas, mas isso é trabalho para o defeso. Agora é importante unir a equipa, receber e integrar bem o melhor jogador do mundo de 17 anos e trabalhar bastante para dar alegrias aos adeptos. Espero que o nosso capitão não nos faça muita falta!


Abraço, quatro de espadas.
Mais um golpe de mestre!

Aparte de todas as confusões geradas pela transferência do Moretto para a Luz, gostaria de salientar a perspicácia de Luís Filipe Vieira que, mesmo no Brasil, conseguiu garantir a contratação de Marco Ferreira, desviando-o do ingresso no Real Madrid ou Chelsea. Mais uma contratação de peso, que se junta às estrelas contratadas neste defeso para atacar a Liga dos Campeões!

Ás de Ouros