quinta-feira, janeiro 26, 2006

Ostras, caviar e afins...

Tinha escrito em Dezembro que se Cavaco Silva ganhasse as eleições iria ser à tangente. Disse também que Manuel Alegre ficaria à frente de Soares e Jerónimo à frente de Louçã. Um dia depois de ter escrito isso, a sondagem do Expresso dizia precisamente o contrário. Cavaco ganhava confortavelmente, Soares ficava em segundo, Alegre em terceiro muito longe de Soares, Louça e Jerónimo empatados. Para minha satisfação, todos os meus prognósticos se verificaram.
Foi a primeira vez, enquanto votante, que fiquei 100% satisfeito com o resultado das eleições.
Na noite de eleições, vencedor só houve um, Cavaco Silva (se bem que o discurso de Louçã também tenha parecido de vencedor, mas a esse já lá vamos!).
Perdedores houve muitos!
Manuel Alegre, foi perdedor nas eleições mas vencedor de todas as expectativas, com mais de 1 milhão de votos!
Soares perdeu em toda a linha e saiu da política pela porta pequena. Não merecia, mas a verdade é que foi ele que se colocou nessa posição!
Jerónimo, a exemplo de Alegre, perdeu as eleições mas foi capaz de trazer uma nova imagem ao partido e roubar alguns votos à esquerda.
Louça, a par de Soares foi outro grande perdedor da noite! Perdeu as eleições, perdeu eleitorado mas manteve o discurso da moralização e do “orgulhosamente só” ou do “ninguém me compreende”! Aliás, falando de discurso, quem tivesse ouvido FL na noite das ilusões – perdão, eleições - e não soubesse ainda os resultados, ficaria com a ideia que o Bloco se não ganhou tinha andado lá perto!
Garcia Pereira, tal como alguém já aqui disse, empatou com ele próprio!
Ainda que não tivessem concorrido directamente às eleições, houve mais dois perdedores.
A esquerda, que não soube unir-se em torno de um candidato e aumentar as hipóteses de derrotar Cavaco Silva.
E o PS, na pessoa de Sócrates, que para além da triste figura que fez quando veio falar ao mesmo tempo que Manuel Alegre (coincidência, dirão alguns), atestou que a sua escolha de candidato não podia ser mais errada.

Mudando de assunto, gostaria de lembrar o Ás de Paus, em relação à substituição do Baia, que o Benfica tem nessa matéria muitos exemplos a dar. Moreira na época passada e Quim esta época!

Ás de Ouros

Sem comentários: