domingo, fevereiro 05, 2006

Vale sempre a pena esclarecer, ainda que não queira subjugar ninguém…

Deixem-me começar a postada por agradecer à quadra de espadas o estudo e o tempo que perdeu a saber quem é o Dr. Cavaco. É que para além de se afirmar como um eleitor esclarecido, informado, teve a gentileza de partilhar essa sabedoria com todos os leitores. É claro que se tivesse feito esse esforço para se informar em relação a todos os candidatos, e não apenas ao Dr. Cavaco, o seu voto teria sido certamente noutro sentido…

Não quero quem fiquem no ar mal-entendidos à relação ao que escrevi por isso deixem-me esclarecer.

1 – Quanto ao Dr. Cavaco, nosso Presidente, escrevi e reitero que lhe desejo a maior sorte ao longo do mandato, que seja tranquilo e que permita a aproximação de Portugal e do nível de vida dos portugueses à Europa dos 25.

2 – As minhas críticas em relação à gozação pegada que foi ao longo da campanha são dirigidas não a quem ri, porque eu também me ri bastante, mas a quem goza ostensivamente com os outros. E a cena do bolo-rei não foi agora, durante a campanha, chamada à baila por ninguém…

3 – A minha associação do Dr. Mário Soares aos anos de maior crescimento da economia portuguesa é natural, porque realmente há muitos poderes que ele não teve, nem num futuro próximo um presidente terá, mas teve a capacidade de estar ao lado dos portugueses em todas as questões sociais e políticas que lhes importaram. E por isso foi eleito com a maior votação de sempre!!

Portanto, quis acima de tudo, na minha postada anterior, dar a minha opinião em relação à forma como decorreu a campanha e partilhar as minhas conclusões e ilações. Não quis fazer um manifesto, como foi entendido por alguém. Porque o que eu gostaria era de ter um presidente com preocupações sociais, liberdade de opinião e discurso, e que fizesse valor questões essenciais na aproximação social de Portugal aos países mais desenvolvidos, como a liberalização da interrupção voluntária da gravidez, a liberalização dos casamentos entre homossexuais, entre outras…
É que crescimento é diferente de desenvolvimento…

E naturalmente acho desnecessário estar a comparar os candidatos, e não foi isso que fiz na última postada nem o faço agora, comparo ideias, valores e projectos, porque é evidente que as condições de governabilidade foram muito distintas entre as que viveram Soares e Cavaco. E ao contrário do que está subentendido na postada da quadra de espadas, não foi Cavaco que negociou a integração de Portugal na Comunidade Económica Europeia e nem foi Cavaco que, e passo a citar, “garantiu a adesão do escudo ao Sistema Monetário Europeu, com Portugal integrando o primeiro grupo de países da moeda única europeia”, foi Guterres. Mas são só imprecisões que não quero explorar…

Aquele abraço,

Valete de Copas

Sem comentários: