quarta-feira, janeiro 17, 2007

O maior português de sempre

Concordo inteiramente com a Bisca (o que é coisa rara). De facto, Pessoa foi para mim o mais brilhante português de sempre, detentor de um talento ímpar, de uma complexidade desconcertante e pese embora a audácia de uma afirmação tão assertiva de quem está longe de ser um grande entendido na matéria, arrisco dizer que não houve no mundo um outro poeta com a dimensão de Pessoa.
Não posso é deixar de falar dos "ausentes" e de certos "presentes".
Entre os ausentes nos dez primeiros, choca-me que não constem Amália e Eusébio. Talvez as duas maiores referências de Portugal no mundo. Respeitando as diferentes opiniões, creio que Aristides Sousa Mendes, Álvaro Cunhal e Salazar viriam sempre depois destes dois. O primeiro porque é desconhecido para muitos dos portugueses. Os outros porque são altamente polémicos.
Entre os presentes em toda a lista, fico estupefacto quando vejo Pinto da Costa, Ricardo Araújo Pereira e um qualquer actor dos Morangos com Açúcar. A conclusão que retiro é que se empenhasse um grupo de amigos neste fito, também o meu nome poderia constar.
Percebo que isto é um programa de televisão e que esta talvez fosse a forma de garantir mais audiências, mas temos uma história e um prestígio a defender... daí que aguardo o dia em que esta eleição seja mais séria, porventura efectuada por um jurí de individualidades com reconhecido saber.

Duque de Espadas

Sem comentários: