sexta-feira, março 30, 2007

Um pouco de pimenta, sff...

Um bom clássico demora sempre mais de 90 minutos, e nunca se escapa sem pelo menos 1 semanita de confrontos verbais entre os clubes que se vão defrontar. Caso não se ultrapassem certos limites, sou da opinião que esta "pimenta" faz falta aos grandes jogos.

Tinha tido alguma piada durante esta semana, por exemplo, o SLB ter impedido a entrada de Pedro Proença (nosso consócio) nas Piscinas do clube, por exemplo. Ou então ter aparecido o Sr. Reinaldo (Isso sim, tinha muita piada!!!). Ou então retirar do mercado o gel de Pedro Proença...Mas mais piada tinha colocar Rui Costa a marcar o Andersson. Cá estou a divagar...

Estes jogos permitem isso mesmo, e como isto cada vez tem menos piada e passa mais depressa, lanço o desafio aos meus colegas de blog, para virem cá dar o seu palpite para o Neo-Clássico (isto do Porto ser nosso rival tem apenas uma década).

Na minha opinião, não tenho qualquer receio de dizer que o Benfica é favorito...Joga em casa, tem Miccoli, tem Simão, tem motivação, não tem medo...O Porto talvez se encolha no início, Jesualdo anda a perder gás (e arrogância) e caso não entre no jogo ao ataque, vai ter dificuldade em segurar o jogo atacante do Benfica.

Mas um jogo é um jogo, e nunca se sabe o que pode acontecer! Mas o meu palpite está dado, o SLB vai vencer, tangencialmente, mas chega para ficar à frente!

Segunda cá estou, para o bem e para o mal!!E o Reinaldo estará?


Saudações a todos...

Ás de Copas

segunda-feira, março 26, 2007

Viva a Democracia do POVO*!!
(* Principalmente do ignorante e inculto)

Nas primeiras eleições livres em que decidiu participar (quem cala consente) António de Oliveira Salazar, venceu e conseguiu o seu lugar na Assembleia da República, como deputado da nossa Nação. O nosso "amigo" Salazar irá sentar-se ao lado de Francisco Louça e de Miguel Portas, criando uma ala forte de contestação a José Socrates, o chamado "Triangulo das Berlengas".

A eleição foi concluida ontem, às 23:30 na RTP1 com 40% de 200.000 portugueses a dar vitória ao ex-ditador, convertido agora em democrata, o que dá em termos eleitorais um valor na casa do 1% suficiente para o lugar na AR. As reacções a este terramoto político não se fizeram esperar, e vieram de todos os quadrantes:

José Socrates: "Não comento. Durante o dia de amanhã escolherei um ministro para comentar. Estou actualmente empenhado a preparar a minha próxima visita ao Bangladesh com 220 empresários criteriosamente escolhidos pelo meu staff, onde se estabelecerá um importante protocolo de colocação de 20 professores a ensinar a língua portuguesa nesse país"

Mário Soares: "Para mim é uma inspiração e uma lição de vida, com aquela idade ainda ser eleito deputado. Já estou em conversações com outra estação de TV, para ao abrigo do programa "Os portugueses com maiores bochechas" tentar chegar à AR. Penso que até o meu filho conseguirá nesta eleição um lugar honroso"

Pinto da Costa: "Desculpem mas hoje não vou usar a ironia do costume. Estou preocupadíssimo com o Reinaldo, pois nas últimas 3 semanas ninguém lhe pôs a vista em cima. Montei até uma operação de busca em todos os casinos nacionais, mas nem aí foi visto. É muito estranho. Começo a recear pela sua integridade, menos a moral claro"

Ás de Copas

PS: Agora mais a sério, acho incrível a importância dada à vitória de Salazar, pois ela mais não representa que um voto claro de protesto contra a vida actual dos portugueses, e acima de tudo, um voto de desagrado pela falência deste país. 33 anos após o 25 de Abril, as expectativas criadas e reforçadas mais tarde com a entrada na Europa, sairam claramente furadas.

sexta-feira, março 23, 2007


José Sócrates

1.Triste país este quando um jornal de referência se dá ao trabalho de vasculhar o dossier da licenciatura do Primeiro-Ministro, embora com autorização do mesmo. Parece que o seu processo padecia de algumas irregularidades como páginas não numeradas, folhas sem carimbo e levantava dúvidas em relação à frequência ou não de uma disciplina. Aqui para nós, qual a importância disto para aferir da competência do nosso PM. É bom lembrar que homens de enorme sabedoria como Jacques Delors, Jonh Major ou Winston Churchill não precisaram do atestado de competência das universidades para serem bem sucedidos. Na Europa rica e civilizada, as pessoas tratam-se pelo nome próprio sem a formalidade do dr. ou engº, porém, aqui no nosso canto ainda se dá muita importância ao título. Nos dias de hoje o título já pouco vale, o que realmente interessa é a capacidade individual para realizar o trabalho com competência.

2.Em relação ao pontapé na bola, devo realçar a justeza da vitória do Sporting em pleno Dragão. O meu FCP teve uma exibição confrangedora e a espaços apática. Sei que nos faltam alguns artistas capazes de fazer toda a diferença nos jogos importantes, mas tão importante quanto o talento é a atitude, e eu julgo que faltou em demasia a segunda. O que desejo para o próximo clássico é que os jogadores do FCP deixem a pele em campo e mostrem de que cepa é que são feitos os campeões.

3. Amanhã a selecção portuguesa tem um jogo crucial diante da congénere belga. Aos portugueses só a vitória serve para manter acesa a chama de um apuramento que se tornou complicado. A nossa selecção é bastante superior à belga, contudo importa lembrar que Portugal nunca derrotou a Bélgica em jogos oficiais. A estatística vale o que vale e amanhã é preciso contrariá-la alcançando a vitória.

Bisca de Copas

terça-feira, março 20, 2007

Pessoas, como Nós

Numa altura em que a Câmara de Lisboa se prepara para avançar para as salas de injecção assistida, vulgo “salas de chuto”, penso que está na altura de comentar esta medida.
Começaria por referir que isto destina-se apenas aos toxicodependentes nos estados mais degradantes, e visa possibilitar alguma humanidade a quem é tão marginalizado.
Tem como vantagens óbvias, a diminuição de certa criminalidade e violência associada ao tráfico de droga. Com a metadona a ser oferecida, não há razão para roubar.
Por outro lado, as condições de higiene e segurança em que este processo se fará, trará evidentes vantagens no tratamento e prevenção de certas doenças, sobretudo as infecto-contagiosas como o HIV.
Acredito que numa análise mais emocional, pareça algo chocante que seja o Estado (ou a Câmara) a permitir e a criar condições para que se proceda a esse mal, que é o consumo de droga. Todavia, o que nos devemos questionar é se queremos que isso suceda no meio da rua, à vista de todos e possivelmente com agulhas infectadas ou se preferimos prevenir e trazer estes “doentes” para junto de nós, possibilitando que eles se injectem com mais segurança e humanidade, mas mais do que isso, favorecendo o tratamento.
Podemos também dizer que estas pessoas não são nenhumas vítimas pois em pleno século XXI ninguém fica dependente de drogas se não quiser, visto que há suficiente informação acerca dos malefícios das drogas. Isto até pode ter uma boa dose de verdade, mas o facto é que vitimas ou não, estas pessoas existem, e antes do mais não nos podemos esquecer disso mesmo, aqueles “farrapos humanos” que todos nós já vimos por estas urbes a deambular, são pessoas como nós.
Por isso, eu aplaudo a coragem da Câmara de Lisboa, que numa medida inovadora, ousou fazer face a esse flagelo, duma forma pouco ortodoxa, mas realista e humana. Espero que Lisboa tenha sido a precursora de uma medida que venha a ser adoptada por esse País fora.

Duque de Espadas

quinta-feira, março 15, 2007


Prémio Camões 2007


Foi sem surpresa que ontem se ficou a conhecer o galardoado com o Prémio Camões. A obra de António Lobo Antunes confere justeza ao premiado. É a par de Saramago o escritor português mais lido a nível internacional. Reagiu no seu estilo sui generis ao saber-se premiado: "É um prazer lembrarem-se do meu nome".

Bisca de Copas

terça-feira, março 13, 2007


Notas sobre o mundo da Bola

O último fim-de-semana foi rico para o desporto rei. A nível interno tudo vai bem quando os três grandes vencem. Um FCP de poupança arrumou com o Marítimo em meia hora. A vitória era mais importante do que a exibição e o Porto conquistou-a sem brilhantismo mas com eficácia. O jogo dos barreiros não teve história, foi feio e muito faltoso realçando-se a boa moldura humana. Na sexta-feira já o Sporting havia despachado um Estrela da Amadora inofensivo e sem ambição. O jogo de Alvalade foi resolvido pelo talento de dois miúdos da casa: Moutinho e Djaló. Uma nota negativa para a lesão de Tonel, falhando assim o encontro com o FCP no Dragão. Ontem o Benfica também cumpriu frente a um Leiria aguerrido mas sem capacidade finalizadora. Neste capítulo o génio de Simão abriu caminho a uma vitória suada.

Entramos assim no último e decisivo terço do campeonato. Estando tudo em aberto na discussão pelo primeiro lugar, consquita-lo-á a equipa que se conseguir impôr na recta final da prova.

Uma palavra de apreço para os adeptos do Vitória de Guimarães. Apesar de o clube ter caído ao inferno da 2ª Liga, os adeptos não viraram as costas à equipa do seu coração. No último Domingo estiveram presentes 18 mil adeptos no Estádio Afonso Henriques para presenciar o confronto entre o Vitória e o Gil Vicente. Excepto os três grandes, quantos clubes da 1ª Liga conseguem mobilizar tantos adeptos para os seus jogos? Nenhum. Os vitorianos merecem a subida de divisão e a Liga principal também ficará mais rica.

A nível internacional assistimos a um clássico empolgante opondo o Barcelona ao Real Madrid. Foi um jogo disputadíssimo e a espaços com momentos de pura magia. O resuldado final só foi encontrado no período de descontos com uma jogada genial dos predestinados Ronaldinho e Messi. Vale a pena continuar a acreditar na supremacia do espectáculo e de improviso em detrimento do tacticismo e movimentos mecânicos do futebol moderno.

Bisca de Copas

quinta-feira, março 08, 2007

O início do Apito e a solidão do Padrinho

Como demandava o Ás aí estão os primeiros resultados dessas “investigações”. Valentim Loureiro e outros ditadorzinhos do Norte vão ser julgados por alguns dos crimes praticados no âmbito do Apito Dourado. Aliás, de acordo com o próprio Valentim, seria uma pena não ter oportunidade de se defender em julgamento e aí provar a sua inocência. Raios de advogados estes que à revelia do cliente, utilizam técnicas jurídicas para os livrar de acusações que gostariam de refutar em juízo…
Pinto da Costa também vai pelo mesmo caminho. Apesar de estar calado há tantos meses, numa atitude inédita nestas décadas em que vagueia no futebol, e que nos tem privado da “ironia do costume”, sabe-se que também tentará contrariar possíveis acusações com estratégias processuais como a nulidade das escutas, inconstitucionalidade da lei (qualquer dia somos todos penalistas), etc… Não que tenha algo a temer, mas não vá o diabo tecê-las…
Se mesmo assim algo correr mal, o que só academicamente se admite, o Papa não estará sozinho, nem mesmo na sala de audiências. Então é assim: vai até ao tribunal com a guarda pretoriana (os tais que assobiaram o Bento) a proteger-lhe as costas, como um verdadeiro “capo”. No tribunal, terá muito provavelmente a companhia do “macaco” também ele já constituído arguido. Tenho para mim que este capanga se sacrificou para fazer companhia ao padrinho. Que nobre…
Alguém sabe o que tem em comum Miccoli, Harison, Liedson e Wender (só os que me lembro de cabeça) para além de todos serem elementos fundamentais para as respectivas equipas? Todos foram expulsos e não jogaram contra o F.C.Porto.
Ainda a propósito de atmosferas de estádios, proponho que atentemos nas declarações de Paul Le Guen: “Será um prazer jogar no Estádio da Luz. Vi o jogo com o Barcelona na época passada, como comentador da televisão, e foi dos melhores ambientes que conheci na Europa”.

Duque de Espadas

segunda-feira, março 05, 2007

As ofensas à memória dum grande simbolo

Aquilo que se passou no Sábado no Porto foi uma das maiores vergonhas de sempre do futebol português. Quando se fala em insultos racistas em Espanha e Itália, tudo isso me parece menor quando nem os mortos se respeita.
Para todos os efeitos - assim como os famosos cânticos antiglorioso (e aí são praticamente todos os adeptos) que até nas finais europeias foram entoados - foram os adeptos do Porto que fizeram isso e admito que possa existir alguma injustiça nesta análise, mas é impossível saber em rigor quem fez. Logo, todos padecem...
Creio, todavia, que onde quer que esteja, Bento deve sentir-se feliz com esta atrocidade que fizeram à sua memória. Isto, mais não foi do que mais um sinal de respeito e pequenez perante um grande simbolo dum gigante. A inveja é o meu pecado favorito...

Duque de Espadas

Manuel Galrinho Bento

O que se passou neste Sábado no Estádio do Dragão envergonhou a grande maioria dos adeptos do FCP. O desrespeito por parte dos super dragões do minuto de silêncio em memória de Manuel Bento, foi condenado pelo grosso dos adeptos presentes no estádio. A maioria dos adeptos respondeu aos energúmenos da claque com uma estrondosa salva de palmas. O futebol não precisa destas bestas, pois só estão lá para estragar o espectáculo.

Em relação ao decisivo confronto de amanhã em Londres, espero ver um Porto personalizado e sem medo do adverso ambiente de Samford Bridge. Estou ciente do grau de dificuldade do embate, devido à qualidade do adversário e à ditadura da estatística( o Chelsea com a liderança de José Mourinho apenas perdeu um encontro no seu reduto num total de 78!).
Apesar de todas as dificuldades, eu acredito que o FCP poderá seguir em frente na Liga milionária. Posso estar a ser sonhador, a ser pouco realista mas enquanto há vida há esperança...

Bisca de Copas

sexta-feira, março 02, 2007

Estas investigações...

Por várias vezes comentadas no blog, as investigações ligadas a corrupção no futebol, na política ou na vida económica, têm-me deixado bastante infeliz!
Antes de serem conhecidas, vivíamos enganados, mas felizes! Não se passava nada, estávamos num país de gente séria, com pessoal de confiança!
Após estas investigações terem vindo a público... aliás, todos os dias há um novo caso... perdemos a inocência. Deixamos de acreditar na seriedade dos políticos, e na rectidão dos dirigentes desportivos, entre outros. Agora já não se dá o benefício da dúvida. Se é dirigente desportivo não pode ser boa rés, se é autarca já foi influenciado pelo amigo construtor, diz-se!
Considerando que os efeitos práticos destas investigações são nenhuns, mais valia deixar tudo como estava! É que agora também se põe em causa a capacidade dos meios judiciários!

PS: Já está mais que na hora de Carmona se demitir. Só não percebo porque é que a oposição também já não o fez(?), já que tem meios para o fazer!!

Ás de Ouros

Manuel Bento 1948-2007


Faleceu o Bento. O Benfica ficou mais pobre, assim como o futebol português. Sinto particularmente a perda deste homem pois recordo-me de na minha meninice, sempre que nas peladinhas com os amigos ia à baliza, encarnava na pele do Bento.

Não era muito alto, mas foi grande. Para muitos foi o melhor guarda-redes português, rivalizando com o eterno concorrente Vitor Damas por esse estatuto. Não foi, manifestamente, o melhor guarda-redes do Benfica, clube que teve a felicidadade de ter o melhor guarda-redes de todos os tempos em Portugal (e não me venham falar de Schmeichel): o monstro Michel Preud´homme. Mas nem este marcou tanto o Glorioso como o Bento: 20 anos de clube não são fáceis de igualar.
O "Yashin da Golegã" como era conhecido, foi ainda dono e senhor das redes da selecção nacional, acumulando 63 internacionalizações, um campeonato da Europa e do Mundo.
Por tudo isto, não podia deixar de merecer esta última homenagem.


Duque de Espadas