quinta-feira, maio 25, 2006


33 é o número da nossa vergonha...
















A violência doméstica em Portugal consta, pela primeira vez, no relatório anual da Amnistia Internacional como uma situação grave de violação dos direitos humanos . Em 2005, 33 mulheres foram assassinadas pelos companheiros ou familiares directos.

No dia em que este relatório foi apresentado, soube-se através dos noticiários que uma mulher foi brutalmente baleada pelo companheiro, ficando entre a vida e a morte!

Urge reflectir sobre este tipo de violência, que nos deveria envergonhar a todos como cidadãos de bem. Vários estudos já realizados, comprovaram que este tipo de violência atinge todas as classes sociais. Ainda temos bem presente o triste episódio da família Tallon. Cai assim por terra, o mito de que a violência conjugal só ocorre nas classes baixas e com pouca escolaridade. É verdade que em alguns meios rurais, este tipo de violência ainda é encarada com normalidade.

Quando o companheiro de vida é capaz de cometer este tipo de crime contra a sua mulher, constatamos que a falta de respeito pela vida humana, não nos coloca assim tão distantes das ditas civilizações e culturas terceiro mundistas.

Em Espanha, tendo em conta o número de habitantes, morrem menos mulheres devido à violência doméstica. Contudo, no país vizinho este tema é central na acção governativa. Para finalizar coloco uma questão: quais são as medidas do Governo português para combater esta triste estatística?

Bisca de Copas

1 comentário:

Anónimo disse...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»