terça-feira, maio 16, 2006


A Selecção de Scolari
















A lista dos convocados para o Mundial da Alemanha não foi surpresa para os mais batidos nestas lides da bola. Scolari fez, com todo o direito, as suas opções para a disputa do Mundial. A sua convocatória privilegia os amiguismos, a família, o espírito de grupo ou lá o que quer que seja! A não convocação do melhor jogador da última Liga, é no mínimo estranha. Refiro-me a Ricardo Quaresma, um jogador de eleição e como há poucos no futebol português. Depois tivemos o episódio caricato da (não) explicação da ausência do mesmo jogador. Sendo Scolari o seleccionador de todos os portugueses, mereciamos no mínimo uma explicação razoável. Porém, também já estamos habituados à sua arrogância e ao mau figado. Será que as suas peneiras e casmurrice só passarão depois de um desastre numa grande competição internacional? Espero é que esse desastre não ocorra no próximo Mundial.

Não consigo entender a chamada de jogadores como o Costinha, o Hugo Viana, o Quim ou o Ricardo Costa. O futebol de alta competição não se compadece com amadorismos, e o Costinha já não joga em alta competição desde Março. Sempre apreciei o futebol, o profissionalismo e o carácter do Costinha, mas entendo que lhe falta a rotina da competição.
Hugo Viana é também um bom jogador, mas foi poucas vezes opção no plantel do Valência. Pelo que acompanhei da Liga espanhola, Hugo Viana foi quase sempre opção para os minutos finais dos jogos do Valência. Será que tem a rotina suficiente para estar presente no Mundial? Não seria mais aceitável a chamada de João Moutinho para o seu lugar?
Quanto à opção para a baliza ( já nem conto com o Vitor Baía!) e sem tirar o mérito a Quim, penso que a sua condição de suplente na 2a metade da época, não lhe deveria valer a chamada à selecção. Compreendendo a explicação de Scolari para a convocação de Bruno Vale, entendo que a outra vaga seria um prémio justo para a boa época de Paulo Santos.
Pela mesma ordem de ideias, Ricardo Costa não deveria integrar o grupo dos seleccionados. Este jogador deixou de ser opção no seu clube em Janeiro.

Desejo boa sorte à selecção para o Mundial a realizar na Alemanha. Todavia não tenho grandes expectativas quanto ao desempenho da mesma. Pode ser que tenha uma agradável surpresa!

Bisca de Copas

Sem comentários: