segunda-feira, julho 10, 2006

Para reflectir

Há 44 anos que o melhor marcador de um Mundial não tinha tão poucos golos -5. Em 94, Salenko marcou os mesmos num só jogo. Creio que não faltam grandes pontas-de-lança mas dado o estilo calculista de jogo que temos vindo a assistir, nunca como agora, o recorde de Just Fontaine (13 golos) esteve tão distante…
No momento em que escrevo ainda não se sabe quem foi o melhor jogador do Mundial. Mas será que alguém tem uma suspeita? Quanto a mim, os que melhor estiveram foram Riquelme ou Klose, mas como por tradição ganha um jogador que jogou a final, torna-se ainda mais difícil decidir. Aposto em Pirlo ou Buffon (este numa 2ª linha). Tenho saudades dos mundiais em que Romário, Baggio, (para não falar de Maradona) brilhavam intensamente e em que apareciam grandes surpresas como Toto Schilacci, Martin Dahlin ou Roger Milla, jogadores banais que pareciam estar com a estrelinha toda nesta competição. Ah! E tínhamos o inenarrável Higuita (e Jorge Campos, Chilavert, etc…) que não defendia muito mas animava a malta. Quem é o Higuita desta Mundial? Pobre Mundial em que não há figuras de destaque ou uns outsiders entusiasmantes…
E equipas? Onde estão as surpresas? Com excepção da meia-surpresa que foi Portugal, onde andam os Camarões de 90 e 94, a Nigéria de 94 e 98, ou a Bulgária e a Suécia de 94 - equipas que tão bom futebol praticavam e que foram longe na competição - ?
Enfim, sinais dos tempos…

Duque de Espadas

Sem comentários: