quarta-feira, abril 25, 2007


25 de Abril
Passam 33 anos que os capitães deixaram os quarteis e rumaram ao Terreiro do Paço para fazerem a revolução dos cravos. O espontâneo apoio popular dado aos militares impediu o confronto entre as forças do regime e os revoltosos. É aos militares que devemos a liberdade que hoje temos como adquirida.
No dia de hoje apetece-me lembrar os cantores de intervenção como Zeca Afonso ou José Mario Branco. Queria lembrar todos aqueles que lutaram e deram a vida para que hoje fôssemos cidadãos de pleno direito e pudessemos viver sem a mordaça do medo.
Sei que hoje o 25 de Abril, já pouco diz às gerações mais novas. Para os jovens de hoje é um mero feriado como tantos outros. Na escola, a História chuta para uma nota de rodapé a revolução de Abril. É importante manter viva a memória da Revolução, para as gerações vindouras perceberem que nem sempre se viveu em liberdade como nos dias de hoje. Para saberem que houve Homens que lutaram contra um regime opressor e que menosprezava a autodeterminação individual.
Aqui fica o meu parco contributo para que a memória se perpetue...
Bisca de Copas

Sem comentários: