quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Pluralidade

Tenho-me até aqui mantido afastado de uma questão sensível e sobre a qual não existem consensos : a despenalização da interrupção voluntária da gravidez.

Em 1998, data do último referendo, sentia-se que havia uma vontade no país: a de despenalizar. Fruto da maior abstenção de sempre (até à data e não tenho informação se foi entretanto ultrapassada) o ‘Não’ venceu – até mesmo depois daquele que era a sua maior bandeira vir a publico reconhecer a derrota (Marcelo Rebelo de Sousa). Tenho medo que desta feita o desfecho seja o mesmo. Não por mim mas por TODAS as mulheres. TODAS! Mesmo as que nós conhecemos de casa e se chocam com a forma como as suas pares são desrespeitadas e como o assunto é tratado – temas como o ‘aborto contraceptivo’ ou que o ‘dinheiro dos nossos impostos vai para abortos’ ou mesmo que estamos a votar no ‘sim ao aborto’, não só me revoltam como enojam.

Vamos todos, de uma vez, pensar no que dizemos e deixarmo-nos de ‘direitas’ e ‘esquerdas’para fundamentar questões de fundo e de respeito pelo próximo.

Deixo aqui o meu sentimento de pena por não votar no referendo. Ficarei com um sentimento de culpa e dor por sentir que não ajudei numa causa tão nobre. Mas estou confiante que o filme será diferente e que se muita gente votar o ‘Sim’ ganhará!!
Senão, se não houvesse uma vontade generalizada do país de resolver esta vergonha de uma vez por todas, porque se faria um segundo referendo?

Abraços,

Valete de Copas

Sem comentários: