terça-feira, junho 27, 2006

Independentemente do resultado contra a Inglaterra, devo admitir que me enganei (e ainda bem) no prognóstico que fiz para a selecção portuguesa neste Mundial.
Passar o grupo era o mínimo, perder nos oitavos era ficar com a sensação de nada, e a partir daqui tudo o que vier é lucro!
Enganei-me também na estratégia de Scolari quanto à escolha dos jogadores para o Mundial. Mantenho que não escolheu os melhores, mas soube através disso ganhar uma equipa! Um pouco à imagem do que PC tem feito ao longo de muitos anos, define um inimigo, defende os seus e ganha o respeito e admiração que faz os jogadores darem mais uma corridinha quando já não têm pernas para mais.
Quanto ao jogo contra a Holanda, ao contrário do que se tem dito, não me parece que o árbitro tenha estado mal. Salvo uma ou outra condescendência que ficou repartida pelas equipas, todos os cartões mostrados foram justos.
Parece-me também que a Holanda entrou em campo com uma estratégia essencial: tirar C. Ronaldo do jogo, ou pelo menos, garantir que ficava em “sentido”! E logo nos primeiros minutos mostraram que não vinham jogar com o “fair-play” que tanto reivindicam. A partir daí foi uma catadupa de nervos á solta, com o resultado visto.
Mas se a Holanda esteve mal, não me parece correcto retirar qualquer responsabilidade do mau comportamento dentro do campo à equipa portuguesa, até porque a desresponsabilização pode ser o mote para arranjar sarilhos piores. E a nossa imagem já está o suficiente corroída!
Quanto ao próximo adversário, parece-me que não podíamos ter melhor sorte. Entre os que vão aos quartos-de-final, é na minha opinião o adversário ideal, contando inclusive com a Ucrânia que teoricamente seria a equipa mais acessível. E sustento esta minha afirmação, no facto de termos um histórico contra a Inglaterra que nos dá algum ânimo, assim como pelo facto de sendo a Inglaterra um dos favoritos, os níveis de motivação da equipa portuguesa estarão no limite.

Viva Portugal!

Ás de Ouros

Sem comentários: