segunda-feira, junho 19, 2006

Prognóstico? Só no fim do jogo!


Quando vejo futebol, procuro apreciar o jogo e fascinam-me equipas que consigam acrescentar um bocadinho mais ao que já está inventado. Ora, isso passa-se naquelas que com grandes craques, reinventam o jogo com pormenores deliciosos e jogadas geniais, mas também com aquelas, que devido à sua enorme capacidade táctica e postura de verdadeira equipa, conseguem superar-se a adversários com maior valor técnico, ou não fosse o futebol um jogo colectivo e cuja palavra deve ter um grande significado.
Neste mundial há duas equipas, que considero fortíssimas no aspecto técnico mas não tão boas tacticamente, que são Brasil e Argentina. E se os craques não aparecerem em grande nível, como Ronaldo na Coreia, contra selecções da mesma igualha, perdem o estatuto de super favoritos. Apesar de na Argentina os fenómenos estarem em grande, acho que se “o fenómeno”, o gaúcho e outros aparecerem, o Brasil pode ganhar a qualquer equipa neste mundial. Outros duas há, que apesar dos bons valores individuais, a força da equipa está na sua qualidade táctica, na garra, na força, na superação que muitas vezes é o essencial para ganhar jogos. Elas são a Espanha e a Itália. Dois verdadeiros blocos tácticos, cada uma com a bonita especificidade do seu futebol e que com grandes intervenientes, conseguem proporcionar verdadeiros espectáculos de futebol.
A propósito do desafio proposto, a minha selecção favorita é a Inglaterra, porque alia uma boa cultura táctica a excelentes executantes. Se nos reportarmos aos dois últimos campeonatos, foram eliminados pelo Brasil, campeão do mundo do Coreia 2002, com um frango do Seaman, e em 2004, foram eliminados por Portugal, que chegaria à final, em penalidades. Por isso, e como a sorte ou a falta dela, são tão importantes como jogar bem, penso que a Inglaterra tem boas hipóteses de levantar o troféu. Assim como terão as outras selecções de que falei, ou mesmo daquelas que ninguém mencionou no blog, como Portugal. Penso que o grande atractivo deste mundial, será a verdadeira incógnita de quem se sagrará campeão, devido ao grande equilíbrio de uma dúzia de selecções. E estes prognósticos não passam disso mesmo. Por isso muito bem dizia o outro: "Prognóstico? Só no fim do jogo!"


Abraço, 4 de espadas.

Sem comentários: