quinta-feira, junho 22, 2006

Valor acrescentado

a perspectiva do criador de um blog como este é interessante. Permite a discussão entre amigos de temas variados e, ainda para mais, permite interacção e a partilha de opiniões. Daí achar de extrema importância a participação de todos, as diferenças de opinião e o debate. Acho só que quando escrevemos alguma coisa devemos ter em atenção diversos aspectos, nomeadamente: não escrever algo que bloqueie os comentários por uma semana, fomentar a discussão sobre os mais diversos assuntos, trazer valor acrescentado ao blog e, acima de tudo, ser intelectualmente honesto. Acho que a última postada do duque falhou nas duas últimas premissas: não trouxe qualquer valor acrescentado e nem foi intelectualmente honesto, na minha opinião. Passo a explicar: não traz valor acrescentado ao blog na medida em que é uma repetição de uma postada anterior, na qual transmitiu um medo real, e não foi intelectualmente honesto porque quer fazer dos meus comentários anteriores de um incentivo ao futebol defensivo, não valorizando de maneira alguma uma passagem própria em que diz "é um facto que ambas são tacticamente disciplinadas (entenda-se Itália e Holanda)..."

Aquilo que penso é que o treinador tem de ter um papel importante na equipa. O tempo dos "Mário Wilson" espero já ter passado. Agora vemos que há treinadores que conseguem, por si, transformar jogadores medianos em craques, e equipas mais pequenas conseguem vencer grandes competições. O Futebol, não deve, na minha opinião, defender as individualidades, apesar de as dever valorizar e realçar, deve sim ser um desporto de equipa no qual cada jogador representa um papel que deve ser desenvolvido para melhorar a performance do colectivo. E nisso são comuns, como o duque falou ainda que sem dar muito relevo, a Holanda e a Itália. Eu valorizo isso, enquanto entendo, sem ficar ofendido, que outras pessoas valorizem outros aspectos do jogo. Mas isso não anuncia o fim do mundo. Compreendo, e concordo com o duque, quando revela o seu receio do jogo se tornar mais chato, ainda que não creia que isso possa acontecer.

Quanto ao comentário de Mourinho, alguém lhe devia lembrar que o FC Porto campeão europeu jogava um futebol, na minha opinião, muito bonito, dinâmico e objectivo, mas para isso nunca precisou de atacar de peito aberto qualquer dos seus adversários, nem em Old Traford, nem na Corunha nem na própria final...

Portanto, vou aqui publicitar um raciocínio que tento fazer de cada vez que aqui escrevo, quando tenho o post pronto: Será que escrevi algo que vai bloquear os comentários por uma semana? - no caso acho que não e que o feedback será breve - ; estou eu a fomentar a discussão sobre os mais diversos assuntos e trago valor acrescentado ao blog? - se calhar não tanto, mas quando respondemos a outra postada é mais difícil de o fazer (e já aqui fomentei muitos debates com participação acesa sem me limitar a ser o "rei das réplicas" como já aqui alguém me chamou); e estou eu a ser intelectualmente honesto? - sem dúvida mais do que os que me antecederam...

Abraços,

Valete de Copas

Sem comentários: