segunda-feira, junho 26, 2006

Parabéns!!!


Quantos mais jogos vejo, mais gosto desta selecção. E mais me convenço que os jogadores escolhidos tinham que ser estes. A única frustração que tenho continua a ser a exclusão do génio de Quaresma. Mas, se este foi o sacrifício que Scolari achou que teria de fazer, para ter o grupo que tem, assim seja. Pois, sem esquecer as enormes exibições de Miguel, Ricardos Meira e Carvalho, e Maniche, acho que foi a união deste grupo, a tal família de Scolari, que ganhou este jogo. E é esta família, que me faz emocionar quando ouço o hino, que põe as pessoas na rua e que me faz gritar golo em tais decibéis que se confundem com os dos vizinhos. Quem não reconhece isto, e não se revê no que aqui escrevo, desculpem-me a opinião, mas perde tempo a ver o mundial.
Quanto ao jogo, acho que foi um jogão! Por todas as emoções que vivi vou ser sempre obrigado a ter esta opinião. Enquanto vir a dignidade daquela alma lusa a lutar por todos nós, vou sentir sempre um enorme orgulho. Foi só na minha cabeça, ou todos pensamos: dava tudo para estar ali a ajuda-los! Depois, penso que foi um jogo bem orientado tacticamente por ambos os treinadores, e naquilo que nos diz respeito, acho que a equipa foi bem escalada e as substituições bem feitas. Dominamos completamente o jogo, sempre que estivemos em igualdade numérica, e aí, senti sempre que os Holandeses não tinham quaisquer hipóteses. Em termos históricos, temos demonstrado uma superioridade em relação à Holanda, porque somos efectivamente melhores. Porque não o haveremos de dizer assim tão claramente. Há quem ache que esta disparidade se deve à sorte? Eu recuso-me, como português, a ficar com o ónus de coitadinho, e de ter que estar constantemente a arranjar desculpas e razões para criticar. Meus amigos, caso não tenham dado conta, ganhamos. Estamos nos quartos de final de um Mundial, estamos de Parabéns! Vamos desfrutar o momento, pois estou certo era o que fariam os adeptos holandeses se pudessem, ou não fossem eles europeus civilizados e adeptos de uma selecção que tanto os prestigiou.
Quanto ao árbitro, acho que esteve bem. Dadas as circunstâncias criadas pelos intervenientes não era fácil fazer melhor. Em termos técnicos, e não sendo a pessoa mais qualificada para falar nisso, todas as expulsões foram merecidas, e apenas acho que pecou no amarelo na entrada sobre Ronaldo, compreensível pois o jogo estava no seu inicio.
Com a estrelinha da sorte, merecida, no remate de Cocu à barra, penso que no cômputo geral, foi uma vitória sem espinhas, uma vez que nem em superioridade numérica durante grande parte do jogo, a Holanda foi capaz de ser superior e marcar um golo.
Para acabar, devo dizer que acho o Costinha um enorme jogador, como poucos no mundo na sua posição, e em forma. Espero que a sua ausência não se faça sentir no próximo jogo e que algumas palavras aqui escritas, não tenham que ser engolidas. O primeiro amarelo deve-se ao corte de um contra ataque que se afigurava perigoso, lance que Costinha tem a inteligência de fazer como ninguém, porque se as faltas existem é para se fazerem. O segundo, é infantilidade aos olhos dos adeptos. Agora, antes de o criticarem, ponham-se no lugar dele. As criticas de que foi alvo pela sua inclusão no mundial, a pressão que é de estar num jogo daqueles e mesmo o cansaço que todos sentiam naquela altura. Por tudo isto, pela sua atitude em todos os momentos que veste a camisola, por todas as alegrias que me deu na selecção e no clube, mesmo que achasse que ele estava mal, não sei se seria capaz de dizer fosse o que fosse. Há jogadores, que devido a um passado de glória, de carácter e de respeito deveriam ser inatingíveis pelas críticas. E para mim, Costinha é um desses jogadores, a quem o futebol português muito deve.
Como a selecção que escolhi para vencer o Mundial foi a Inglaterra, ficaria muito contente, como é óbvio, se errasse o meu prognóstico. Lá estarei sábado, de cachecol ao pescoço, em frente à televisão, a sofrer muito e a ajudar naquilo que posso, porque esta selecção merece.


Abraço, 4 de espadas

Sem comentários: