segunda-feira, junho 19, 2006



O mais belo jogo!

Cresci a ver jogos de futebol tanto no estádio como na televisão. Este jogo sempre despertou em mim um encanto especial como nenhum outro. Tive a felicidade de ver jogar um dos melhores de sempre, obviamente me refiro ao genial Maradona. Maradona foi o ídolo de infância de quase todas as crianças da minha geração, as suas arrancadas imparáveis terminavam invariavelmente em golo, a sua irreverência dentro e fora dos campos era única, a sua técnica irrepreensível capaz de iludir qualquer adversário criou alguns dos melhores momentos de sempre do futebol mundial.

Talvez devido à influência deste predestinado, ainda hoje sou um aficionado do futebol espectáculo, do futebol de ataque, do futebol total, ou seja, do futebol que mais me diverte e me proporciona maior prazer. Sendo eu um romântico do futebol, nunca hei-de torcer por uma Itália ou uma Grécia numa grande competição internacional. Para mim estas equipas são a antítese do futebol, jogam para o resultado e remetem para segundo plano o espectáculo. São equipas frias e calculistas para as quais só o resultado interessa.

Neste mundial a Argentina está a apresentar um futebol de grande qualidade e com momentos de magia, porém, penso que esta selecção irá fracassar quando encontrar selecções mais poderosas. Desde a retirada de Maradona, que esta selecção nunca mais conseguiu atingir uma final de um campeonato do mundo. Os argentinos ficaram órfãos de Maradona e em todos os mundias tentam encontrar um sucessor à sua altura, capaz de os levar ao título que lhes foge há vinte anos. Depois de Ariel Ortega, Marcelo Delgado e Pablo Aimar, no mundial da Alemanha as esperanças residem em Leonel Messi. Messi vem de uma lesão e não está no seu melhor momento de forma, e talvez lhe falte a força e o carisma para levar a sua selecção à conquista do cobiçado título.

Bisca de Copas

Sem comentários: