segunda-feira, junho 12, 2006


(Kali, defesa central do Barreirense - já com um rico palmarés na Liga de Honra - e um dos esteios da fortaleza angolana)


Uma vitória… embaraçosa.

Escrevi aqui neste espaço que apesar de não concordar com muitas das decisões do seleccionador nacional, dava-lhe o benefício da dúvida. Contudo, e sem prejuízo de continuar esperançado que façamos um bom Mundial, esta exibição da selecção contra Angola não sabe a pouco. Pura e simplesmente, não sabe a nada.
Senti-me constrangido com as dificuldades que tivemos para levar de vencida esta selecção da Liga de Honra, numa completa ausência de imaginação, classe, virtuosismo e – o que é mais preocupante – automatismos e jogo colectivo.
Claro está que os mais líricos (aqueles ainda mais crentes do que eu, o que não é fácil) dirão que faltava Deco. Sem questionar a muita categoria deste enorme jogador, devo dizer que Deco não é a Nossa Senhora de Fátima. E para esta equipa jogar alguma coisa, duvido mesmo se a Virgem nos valia.
Há uma anedota de um pobre que pedia a Deus para ganhar a lotaria e que nunca tendo sido atendido nas suas preces, indagou o Senhor do porquê de não o ter ajudado, ao que retorquiu Deus pedindo-lhe que ao menos comprasse uma cautela! Eis o que sinto ao ver a Selecção jogar assim… Deco joga muito, mas é preciso que os outros façam qualquer coisa.
Ganhar é importante (muito mais que a exibição) e todos estamos ainda escaldados das vitórias morais, mas… há um mínimo (jogamos contra Angola!!!). Não aceito que se jogue de forma tão confrangedora perante uma das piores selecções do mundo e que nos contentemos com uma sofrida vitória. Estou desolado.
Por paradoxal que seja continuo a acreditar que Portugal pode ir longe. Não me obriguem é a fundamentar esta fé (sim, “fé”, não foi lapso).

PS: também nas nossas peladinhas semanais se assistiu a uma vitória embaraçosa. Todavia e ao contrário da selecção, este embaraço resultou da dimensão da mesma, capaz de inibir comentários de escárnio de alguns Ases durante meses. Como afirmava Erwin Sanchez há uns anos " o futebol são 11 contra onze mas no fim ganham sempre os alemães". No nosso caso, são 5 contra 5 e escuso-me a dizer quem são os alemães...

Duque de Espadas

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas Angola também jogou bem, não fez uma exibição confrangedora. Faltou a Portugal meter o segundo golo ainda na primeira parte para arrancar a goleada. Foi a bola ao poste do C.Ronaldo entre outras. Com a manutenção da margem mínima Angola sempre acreditou no empate.
Vamos ver como será contra o Irão.

clubedasueca disse...

Angola jogou muito bem, entendo é que Portugal tem obrigação de golear, ou pelo menos dominar completamente, a melhor Angola.
Esperemos que melhore...